Gorduras saturadas, insaturadas e hidrogenadas

As gorduras são substâncias orgânicas que pertencem ao grupo dos lipídios. Elas podem ser formadas por origem animal, vegetal ou por produtos condensados com ácidos graxos e glicerol. É responsável por proporcionar energia ao corpo e ainda ajuda o organismo a transportar alguns nutrientes, tal como as vitaminas lipossolúveis.

Mesmo sendo essenciais para o funcionamento do corpo, existem algumas de suas categorias que não devem ser consumidas ou pelo menos evitadas pelos seres humanos, pois a médio e a longo prazo pode causar vários danos a saúde dos indivíduos.

Tipos de gordura

» Saturada «

Pode ser encontrada facilmente, principalmente em produtos de origem animal em estado sólido (quando se encontra em temperatura ambiente), tal como nem carnes vermelhas e brancas (na pele do frango), azeite de dendê, leite e seus derivados (na nata, na manteiga e no creme de leite).

Benefícios e perigos das gorduras saturadas, insaturadas e trans.
Tipos de gordura.
(Foto: Reprodução)

Quando consumida em grandes porções, pode vir a causar vários malefícios ao organismo, tal como o aumento do colesterol LDL (ruim), que proporciona o entupimento das artérias e danos no coração.

Nutrólogos indicam que a porção máxima de gordura saturada para ingerir por dia são de 20 gramas.

» Insaturada «

É encontrada com mais facilidade em vegetais em estado líquido (quando se encontra em temperatura ambiente). Ela se subdivide em duas categorias, a monoinsaturada e a poliinsaturada. Pode ser encontrada em azeites de oliva, abacate, amêndoa, castanha-do-pará, semente de linhaça, salmão, óleo de canola, de milho, truta, entre outros.

O seu consumo ajuda a diminuir o colesterol LDL (ruim), controla a pressão arterial e o triglicerídio (principal responsável pela causa de doenças coronárias).

 Nutrólogos indicam que a porção máxima de gordura insaturada para ingerir por dia são de 44 gramas.

» Hidrogenada «

A gordura hidrogenada também é conhecida como gordura trans. Ela é formada por um processo químico de hidrogenação, onde os óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, no estado sólido. Pode ser encontrada em margarinas, batatas fritas, sorvetes, salgadinhos, biscoitos, grande parte dos alimentos industrializados, dos fast-foods, entre outros.

É considerada como uma das gorduras mais prejudiciais para o organismo, pois proporciona o aumento do colesterol LDL (ruim), diminuindo ainda as taxas do colesterol HDL (bom).

 Nutrólogos indicam que a porção máxima de gordura insaturada para ingerir por dia são de 2 gramas.

Atenção

É importante lembrar que as gorduras são essenciais para o bom funcionamento energético do corpo, portanto, o seu consumo não deve ser retirado da alimentação, apenas controlado. Opte sempre por ingerir as gorduras insaturadas, pois são mais saudáveis para o organismo.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, procure um bom nutricionista para que ele avalie as suas condições físicas e crie uma dieta ou reeducação alimentar adequada para o seu biotipo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.