Ansiedade aumenta o apetite, colesterol e batimentos

A ansiedade mexe muito com o estado emocional, físico e mental dos indivíduos, podendo prejudicá-los ou ajudá-los, dependendo da situação em que os mesmos vivenciam diariamente. Uma pessoa ansiosa fica em estado de alerta o tempo todo, porém, quando esse efeito se faz frequente e em excesso, impede que as reações sejam exercidas ou provocam fatores de risco para a sua saúde.

A grande causa dessa patologia são as doenças relacionadas as experiências da vida e o funcionamento do organismo. A ansiedade pode se manifestar com ou sem razão, podendo ser as vezes tão desconfortável que o indivíduo tem que abandonar algumas ações para se sentir mais aliviado.

Alterações comuns provocadas pela ansiedade

» Aumento do apetite «

Ansiedade: causas, sintomas e tratamento.
Transtornos provocados pela ansiedade.
(Foto: Reprodução)

A ansiedade e o estresse são os dois fatores que fazem com que as pessoas se alimentem de forma errada, compulsiva e em grandes quantidades, pois elas utilizam os alimentos para tentar conter essas alterações emocionais.

Descontar a ansiedade na comida faz com que o indivíduo adquira posteriormente um aumento peso, retenção de líquido e várias enfermidades que podem vir a ser muito prejudiciais para a sua saúde.

» Aumento dos batimentos cardíacos «

Diversas ações diárias podem fazer com que os batimentos cardíacos aumentem, mas a ansiedade em si, juntamente com o estresse, são dois fatores que ajudam muito para que isso aconteça de forma rápida e frequente, causando possíveis danos ao organismo quando os sintomas se fazem de forma intensa.

Pesquisas revelam que um dos fatores que podem provocar um infarto do miocárdio é a ansiedade, pois ela pode vir a prejudicar a saúde do coração dependendo da maneira em que o indivíduo se encontra, isto é, de forma benéfica ou prejudicial.

» Aumento do colesterol «

A ansiedade associada com o estresse pode vir a elevar as taxas do colesterol devido a modificação que esses sintomas causam na corrente sanguínea, isto porque essa alteração emocional proporciona o aumento do LDL (colesterol ruim) e a diminuição do HDL (colesterol bom).

Esses fatores favorecem o aparecimento de várias doenças, tal como as cardiovasculares, o aumento dos batimentos cardíacos, da resistência periférica, da pressão arterial, da força contrátil, da frequência cardíaca, entre outros.

Sintomas da ansiedade

» Preocupações exageradas com o relacionamento, trabalho, saúde, dinheiro, entre outros;
» Medo de ser humilhado ou de situações particulares;
» Falta de controle sobre as suas atitudes, pensamentos e palavras, que se repetem na maioria das vezes de forma involuntária;
» Sensações diárias que algo de ruim está prestes a acontecer;
» Aumento do apetite (ou a sua perda em alguns casos);
» Isolamento;
» Sentir pavor depois de passar por uma situação muito difícil;
» Preocupações, tensões ou medos exagerados;
» Tremores;
» Dores de cabeça;
» Sudorese;

Tratamento

Para tratar a ansiedade, é necessário que o indivíduo faça consultas psicoterápicas ou o uso de medicamentos. Tudo irá depender de como essa patologia se manifesta.

Observação: Em alguns casos, outros tipos de tratamentos serão necessários para conter as enfermidades que a ansiedade desencadeou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.