Formas da doença falciforme

É caracterizada como doença falciforme ou anemia falciforme, o transtorno que ocasiona a alteração nos glóbulos vermelhos, isso porque eles perdem a forma arredondada e elástica, adquirindo um aspecto de foice, ficando enrijecidos.

Todo esse processo dificulta muito a passagem do sangue pelos vasos e também a oxigenação dos tecidos do corpo, isso porque as hemácias falciformes, possuem hemoglobinas S, que ao enrijecerem devido a não presença do oxigênio,  produzem a formação de trombos que bloqueiam o fluxo sanguíneo.

Causas

O motivo que ocasiona essa enfermidade é a mutação genética dos genes presentes. Caso o pai e a mãe sejam portadores, a doença será transmitida para os filhos, mas se apenas um deles for detentor dessa anomalia, a criança terá traços falciformes, que serão passados às seguintes gerações, porém a doença não irá se manifestar em seu organismo.

Formas da doença falciforme
Hemácias normais.
(Foto: Reprodução)

Sintomas

» Atraso no crescimento;
» Fadiga intensa;
» Palidez;
» Icterícia;
» Dor forte em todo o corpo;
» Feridas nas pernas;
» Maior tendência a infecções;
» Cálculos biliares;
» Priapismo;
» Problemas cardiovasculares, neurológicos, renais e pulmonares;

Diagnóstico

Os métodos utilizados para diagnosticar a doença são o teste do pezinho e a eletroforese de hemoglobina.

Tratamento e cura

Essa enfermidade é motivo de preocupação para a OMS (Organização Mundial da Saúde), isso porque não existem métodos de tratamento para a contenção dessas alterações e muito menos a cura.

A única maneira de ajudar os portadores falciformes, é mantendo o acompanhamento médico constante, desde o seu nascimento, para que processos sejam realizados para manter a oxigenação e hidratação de todo organismo, controlando as crises de dor e o aparecimento de possíveis complicações como infecções.

Curiosidade

Pesquisas revelam que essa enfermidade tem origem genética e hereditária, acometendo com mais frequência os negros e se manifestando em menor escala os brancos.

Aviso

Os dados contidos nesse artigo são de inteiro uso para pesquisas. Caso necessite de mais informações ou melhores orientações sobre a doença, procure ajuda médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.