Animais vertebrados e invertebrados atividades

O reino animal é divido em dois importantes grupos, que além de delimitar os variados tipos de animais, também diferencia muitas de suas características – estrutura corporal, reprodução, entre outros pormenores existentes. Os grupos são classificados como animais vertebrados e animais invertebrados, apesar de serem o mesmo reino animal, apresentam variabilidade de estrutura.

Os Animais Invertebrados sofrem com a ausência de espinha dorsal, ou seja, não possuem vértebras para sustentar seu corpo. Cerca de 97% de todas as espécies de animais compõe esse grupo, uma vez que sua formação é multicelular, implicando diferentes grupos de células componentes neste organismo.

invertebrados
Os animais invertebrados são formados por célula animal.

Por não possuir parede celular e ter tecidos resultantes de sua organização celular, a reprodução ocorre da seguinte maneira – os gametas masculinos e femininos se combinam formando um novo organismo. Entre os animais invertebrados podem ser citados: platelmintos, moluscos, insetos, crustáceos, animais marinhos de corpo espinhoso e etc.

Já os animais vertebrados apresentam coluna vertebral, caracterizando o organismo mais avançado do planeta. Sua estrutura corporal ainda possui medula espinhal, músculos e esqueleto, promovendo a sustentação do corpo e permitindo que sejam realizados vários movimentos. Sua habilidade nos movimentos e sua inteligência, fazem com que os vertebrados tenham uma vantagem sobre as demais espécies.

vertebrados
Nem todos os animais considerados vertebrados possuem, de fato, vértebras.

O sistema nervoso central é composto pela medula espinhal e o cérebro. Sendo assim, esses animais possuem um sistema cerebral capaz de controlar completamente as funções dos órgãos sensoriais, o que os coloca num nível superior em relação aos animais invertebrados. São vertebrados os animais – aves, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos.

A seguir estão listadas algumas atividades que podem ser utilizadas no ensino aprendizado dos temas citados acima. O método é simples e pode ser introduzido nas séries iniciais, complementando o restante do processo de aula, portanto pode ser adaptado em diferentes programações.

Atividade sobre animais
Atividade sobre animais vertebrados
Atividade sobre animais
Atividade sobre animais vertebrados
Atividade sobre animais
Atividade sobre os  grupos de animais 

 

Atividade sobre animais
Atividade sobre grupos de animais

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.