Fc Noticias » Estudos » Especie em extinção da Floresta Tropical

Especie em extinção da Floresta Tropical

Nesse texto veremos qual o fator principal das florestas tropicais, onde se localizam, o motivo que as fazem tão ricas, além de saber quais os animais estão em extinção devido a exploração que elas sofrem.

     

As florestas tropicais abrangem climas relativamente favoráveis para a criação de plantas e animais de tipos e espécies totalmente diversificadas por causa da sua biodiversidade.

Sua área é coberta por árvores, rios e lagos, sua umidade proporciona um clima agradável, o calor, o vento, a umidificação da terra são algumas das suas características que fazem com que esses tipos de florestas sejam tão ricas quanto a sua quantidade de espécies.

As principais florestas tropicais estão localizadas na Ásia, África, Oceania, na América do Sul e na América Central.

Por ser tão vasta em conhecimento e diversidade, muitos cientistas começaram a pesquisar quais os tipos de espécies localizadas em sua vegetação e nos animais que vivem nessas regiões tropicais, mas outras pessoas começaram a utilizar dessa biodiversidade, causando um desgaste nas terras e a extinção de animais importantíssimos para a constituição ambiental.

Floresta tropical

A poluição, o desmatamento, a captura de animais selvagens, são os principais fatores para que as florestas tropicais fiquem desgastadas, causando modificações no solo e no clima, além de atrapalhar a reprodução dos animais fazendo com que eles sejam eliminados ou se tornem espécies raras nesses locais e no mundo.

Animais em extinção

Ásia

Panda gigante

Panda gigante

Mesmo sendo um animal selvagem e de grande porte, o Panda gigante é um dos animais mais dóceis da República Dominicana da China e por esse fator e pela degradação do seu habitat, o processo de extinção do animal vem sendo cada vez mais forte.

 

 

 

Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java

As poucas formas de vida do Rinoceronte de Java são encontradas na Indonésia. Seu processo de extinção é provocado pela caça ilegal do animal por pessoas que acreditam que seus chifres sejam medicinais, pela degradação do seu habitat e pela dificuldade de sua reprodução.

 

 

 

Panda vermelho

Panda vermelho

É um animal muito dócil, encontrado com mais facilidade na Índia. Seu processo de extinção se dá devido a degradação de seu habitat e pela sua caça ilegal.

 

 

 

 

Tigre Tigre

Espécie de origem indiana que está em processo de extinção devido a degradação de seu habitat e pela caça ilegal, muitos consideram parte de seu corpo como elementos medicinais e com isso o seu fator de caça aumenta ainda mais.

 

 

 

 

 

Leopardo das neves

Leopardo das neves

Encontrado no território asiático, é um animal solitário mas muito perigoso. Seu processo de extinção se da devido a sua caça ilegal para aproveitamento de partes do seu corpo para produção de remédios medicinais, para sua extração de pele e ossos.

 

 

 

 

África

Gorila da montanha

Gorila da montanha

O Gorila das montanhas está em processo de extinção pela caça ilegal e pela degradação demasiada de seu habitat.

 

 

 

 

Leão

Leão

Os principais motivos do processo de extinção desse animal em território africano é a degradação do seu ambiente e a sua caça ilegal.

 

 

 

 

 

Chimpanzé

Chimpanzé

A carne desse animal é muito apreciada nessa região, por esse fator e pela degradação do seu habitat, o processo de extinção se dá em grande alta.

 

 

 

 

 

 

Rinoceronte negro

 

Rinoceronte negro

Animal que já se encontra extinto na África pela sua caça ilegal, tendo fator principal o uso de partes de seu corpo como elementos medicinais.

 

 

 

 

Elefante

Elefante

animal em processo de extinção pela demora de sua reprodução, pela caça ilegal e pela demasiada degradação de seu habitat.

 

 

 

 

Oceania

Ornitorrinco

Ornitorrinco

Animal encontrado com mais frequência na Austrália. Tem origem parcialmente aquática e por esse fator se encontra em fácil processo de extinção pelo aquecimento das águas provocados pelo aquecimento global.

 

 

 

 

Koala

Koala

Por ser um animal bastante tranquilo e de fácil captura, o seu processo de extinção se dá pela caça predatória e ilegal, além de ser prejudicado pela degradação de seu habitat natural.

 

 

 

 

 

Diabo da Tasmânia

Diabo da Tasmânia

É uma espécie feroz, mas mesmo assim é bastante caçada. Outros fatores importante do seu processo de extinção é a degradação do seu habitat e doenças cancerígenas que afetam o animal.

 

 

 

 

 

América

Arara azul

Arara azul

Mesmo com a criação de vários projetos ambientalistas de proteção a espécie, as araras azuis ainda assim continuam em processo de extinção pela caça predatória e pela degradação do seu habitat.

 

 

 

 

 

Tucano

Tucano

Espécie em processo de extinção por fatores de caças ilegais, onde o principal fundamento dos caçadores é possuir a carne dessas aves.

 

 

 

 

 

 

Jaguar

Jaguar

É um dos animais mais selvagens das florestas, após o leão. Seu processo de extinção se dá pela sua caça ilegal, sendo o motivo principal a comercialização da sua pele.

 

 

 

 

 

Ocelote

Ocelote

O processo de extinção desse animal se da pela caça ilegal de sua espécie em fator de comercialização de sua pele e pela destruição de seu habitat.

 

 

 

 

 

Tartaruga marinha

Tartaruga marinha

O processo de extinção desse animal aquático se dá devido a poluição do seu habitat, pela caça ilegal e pela dificuldade de reprodução, devido ao roubo e destruição de seus ovos.

 

 

 

 

 

Puma

Puma

Animal em processo de extinção devido a caça ilegal, onde os caçadores vendem sua carne e comercializam sua pele por um valor altíssimo.

 

 

 

 

Curiosidade

A maior floresta tropical do mundo é a Floresta Amazônica.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?