Doenças causadas por fungos

Os fungos são os seres vivos que compreendem o reino Fungi, são ao todo mais de 2 mil espécies catalogadas, tamanhos variados, algumas alcançando centímetros, enquanto outros possuem dimensões microscopias. Os lado das bactérias realizam um importante trabalho de reciclagem de matéria orgânica, sendo por isso de importância ecológica exponencial.

Muitos desses fungos podem encontrar na pele dos seres humanos habitat ideal para se desenvolverem, geralmente atraído pelo calor, umidade, e isso pode desencadear doenças dermatológicas em diferentes partes do corpo. A seguir acompanharemos as principais patológicas de origem fúngica diagnosticada em humanos.

infecção
Os fungos podem proliferar em diferentes areas do corpo causando ações infecciosas interna e externamente.

 

Doenças fúngicas

➢ Tínea: Afeta os locais queratinizados do corpo, de acordo com o local onde se manifesta, dá-se-a a sua identificação, podendo assim  ser diagnosticada como  tinea capitis (coro cabeludo), tinea corporis (corpo),  tínea barbae (barba),  tinea manus e pedis (mãos e pés) e  tinea cruris ( região da virilha).

➢ Histoplasmose: É uma espécie de micose que acomete os órgãos internos do individuo, é causado pelo fungo Histoplasma capsulatum. Provoca no enfermo dor no peito, tosse, dificuldade para respirar, calafrios e febre, sintomas muitas vezes confundida com um resfriado. Quando o paciente é aidético ou possui alguma outra disfunção imunológica, o patógeno pode se alastrar atingindo órgãos importantes como rim, basso e fígado.

➢ Candidíase: Embora surja geralmente na boca e nas genitálias a candidíase pode também se manifestar em outras areas do corpo, seu agente causador é o fungo Candida Albicans. Em pessoas com imunodeficiência o agente pode se alastrar e evoluir para uma candidíase sistêmica.

➢ Pitiríase versicolor: Essa doença se manifesta principalmente nas areas de maior oleosidade do corpo,  causada pela levedura Malassezia furfur, comum de ser registrada na pele humana mas que só se desenvolve infecciosamente quando encontra as condições ideais, principalmente quando há algum tipo de problema imunológico. É ficou vulgarmente conhecida como pano branco ou micose de praia, e sua principal característica é a mudança de tom da pele, com leve descamação.

tratar
O tratamento geralmente é feito com pomadas, loções e medicamentos de uso tópico.

➢Onicomicose: É uma infecção que acomete as unhas dos pés ou das mãos, sendo mais comum nas unhas dos pés devido ao calor e umidade provocados pelo uso constante de calçados fechados. Esse problema é muito comum e atinge mais de 20%”da população, grande maioria desses, idosos.

Diagnostico e prevenção

Logo que suspeitar que está com algum tipo de micose ou ação fúngica procure um médico, o diagnóstico precoce facilita no tratamento e evolução da infecção. Geralmente são ministrados medicamentos de uso tópico e pomadas locais. Com o tratamento adequado o prognóstico é bom, e em menos de dois meses o fungo é eliminado.

Mas o ideal é evitar, para não necessitar de remediar, mudanças simples nos hábitos quotidianos e mais e maior minúcia com a higiene corporal pode evitar a proliferação dos agentes causadores. Por isso, evite compartilhar materiais de uso pessoal, tal como pentes, escovas de cabelo, artigos de manicure, tolhas e roupas; muitas das micoses são transmissíveis, assim o ideal é não ter contato físico com pessoas atingidas pelos fungos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.