Diferença entre atividade física e exercício físico

Diferença entre atividade física e exercício físico

Gastar as calorias que acumulamos todos os dias é um fator essencial para manter uma vida mais saudável. Muitas pessoas não sabem, mas há uma grande diferença entre fazer uma atividade física e um exercício físico.

Atividade física

A atividade física é qual quer movimentação executada ao longo do dia que resulte em perca de calorias.

Todas as pessoas praticam essas atividades pois elas começam a acontecer a partir do momento que o corpo sai de um estado de repouso.

Subir uma escada, caminhar, lavar o carro, dançar, cuidar dos filhos, passear com o cachorro, piscar os olhos, varrer e limpar a casa ou qualquer outro movimento corporal simboliza uma atividade física.

Exercício físico

O exercício físico são movimentos musculares feitos repetidamente com a intenção da pessoa, normalmente avaliados, direcionados e acompanhados por profissionais.

Os exercícios são realizados para melhorar a saúde, manter um melhor condicionamento físico e as habilidades do corpo.

Esses movimentos são feitos através da musculação, de exercícios aeróbicos, da natação, das lutas marciais e outros.

Essa prática de movimentos ajudam a pessoa a melhorar sua auto estima e seu desempenho, a fortalecer a musculatura, os ossos, as articulações, a reduzir o aparecimento de doenças cardíacas e infartos, previne o risco de AVC e da diabetes, reduz o risco da pessoa não ter depressão e melhora em quase 100% a saúde do “atleta”.

As pessoas que fazem somente a prática de atividades físicas são consideradas sedentárias por não executar os movimentos de forma correta, além de não fazê-los com a intenção de gastar energia, perder gordura e aumentar a massa magra, sem contar que não há acompanhamento de um profissional para a atividade, como acontece no caso dos exercícios físicos, que são altamente indicados para manter uma vida saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.