Diabéticos podem doar sangue?

Doar sangue é uma prática de amor a vida e por isso, diversos homocentros são espalhados por todas as cidades para a recolha dessa substância para os bancos de sangue. Mas para fazer essas doações, é necessário que se esteja com o organismo saudável e siga as determinações das entidades para que toda a coleta e a distribuição do material seja realizada de forma benéfica.

Diabéticos podem doar sangue?

Para as pessoas que desejam doar e possuem qualquer tipo de doença vai uma dica: olhe sempre a cartilha de indicações e restrições dos hemocentros para saber quem pode e quem não pode praticar essa ação.

Os diabéticos tipo 1 não podem doar sangue de forma alguma pois utilizam insulina para seu tratamento. Essa substância causa ais pacientes um distúrbio no sistema cardiovascular e ao fazer a doação poderá apresentar diversas reações e prejudicar a sua própria saúde.

Os diabéticos tipo 2 podem doar desde que não utilize insulina, que seu tratamento seja feito apenas com alimentação ou hipoglicemiantes orais e que não possua nenhum tipo de alteração vascular.

As pessoas diabéticas que utilizam a insulina, são denominados pelos médicos como insulinos-dependentes. Após o uso desse composto pela primeira vez, a doação não pode mais ser realizada. Essa substância é utilizada para controlar os índices glicêmicos do organismo e depois da sua primeira aplicação, o corpo – de uma certa forma – cria uma dependência a ela.

Os critérios para doar sangue estão sempre disponíveis nos hemocentros e até mesmo em diversos sites da internet. Caso haja qualquer dúvida antes de aderir a essa prática, consulte um bom médico e avalie como está a sua saúde, logo após, pergunte a ele o que é indicado, o que é proibido e quais pessoas estão restritas a esse modelo de doação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.