Determinismo geográfico e biológico Sociologia

Conceitos sociológicos do determinismo biológico e geográfico

Determinismo Biológico

Esse conceito corresponde a toda e qualquer atribuição das capacidades físicas e psicológicas dos indivíduos em relação a sua nacionalidade, etnia, grupo social, entre outros. Pesquisadores afirmam que a influência das características de cada ser humano vem da cultura do local em que vive.

Tipos de determinismos encontrados na sociologia
Diferença entre o determinismo geográfico e biológico.
(Foto: Reprodução)

O autor Roque de Barros Laraia afirma em seu livro Cultura, Um Conceito Antropológico que, “a espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente“.

Exemplo:

Uma criança, mesmo que nascida Rússia, se for criada no Brasil irá ter os mesmos costumes e cultura dos nascidos no país, independente da sua raça, classe social, sexo, etc, desde que tenha as mesmas oportunidades que as outras.

O determinismo biológico é considerado como a base do conhecimento científico da natureza, pois é o único que consegue afirmar existência de relações necessárias entre os fenômenos naturais e humanos.

Determinismo geográfico

Esse conceito considera que as diferenças entre os povos não podem ser explicadas pelas limitações existentes no seu meio. Todos os fatores que podem ser modificados são considerados muito importantes dentro do determinismo geográfico, um grande exemplo disso é o clima.

Na parte geográfica é possível analisar que mesmo os seres humanos tendo a mesma natureza, ainda assim possuem hábitos completamente singulares. Dizemos então que essa cultura é estabelecida por corte moral, crenças, etnias, leis, costumes, hábitos, conhecimentos, etc. A hereditariedade genética não influência nas diferenças entre as culturas.

Exemplo:

Uma pessoa que nasceu no Brasil se for levada á Rússia ou qualquer outro país, não terá os mesmos costumes que os brasileiros, pois ela será atingida com a cultura de determinada região, de acordo com a educação promovida no local.

Dizemos então que o determinismo geográfico compreende as diferenças culturais e históricas dos povos, fazendo que apenas em um ambiente sejam encontrados várias diversidades culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.