Monumentos de Roma Antiga

A arquitetura da romana antiga tinha como inspiração as obras gregas e etruscas. A sua singularidade era visível aos olhos de todos os observadores. Além de grandes inovações, os romanos criaram diversos avanços técnicos nessa área, tal como o uso do arco em suas construções.

Características da arquitetura romana

  • » Luxo;
  • » Construções funcionais e sóbrias;
  • » Presença de arcos em vários monumentos;
  • » Maior solidificação nas construções;
  • » Uso da abóbada nos muros, entre os arcos, etc.

Os monumentos construídos na Roma Antiga tinham a finalidade de homenagear os deuses e imperadores da época, proporcionar entretenimento, marcar grandes feitos e conquistas e suprir algumas necessidades básicas do povo. Os principais tipos de arquitetura romana antiga eram os aquedutos, templos, estradas, arcos de triunfo, anfiteatros, circus e banhos públicos.

Principais monumentos

Arco do Triunfo de Tito e Vespasiano

Os arcos eram construídos para homenagear os imperadores locais, marcando assim todas as suas conquistas. Eram construídos a base de madeira, mármore e pedras. Cada arco de um triunfo romano, era destinado á uma batalha e a um determinado imperador.

Esse arco foi destinado á Tito Flávio, filho de Vespasiano após conquistar e ocuparem a capital da Judeia em 1 de Agosto de 67. Toda a sua decoração mostra os vitoriosos legionários romanos se apossando do que puderam saquear de Jerusalém.

Esse importante monumento foi escupido em abóbada. Nele é possível observar diversos detalhes, tal como a Mesa do Pão Ázimo, o candelabro de 7 braços, as trombetas de prata e a Menorá e diversos símbolos judaicos.

Monumentos da Roma Antiga
Arco do Triunfo de Tito e Vespasiano.
(Foto: Reprodução)

Arco do imperador Trajano

Benevento é uma cidade situada na Itália, onde abriga esse monumento. De todos os arcos erguidos pelos romanos, pesquisadores afirmam que esse é um dos mais importantes da região. Construído em pedra e revestido em mármore, o arco ficava nas muralhas da cidade e era a porta de entrada para os viajantes que trafegavam pela Via Traiana.

Atualmente não existem mais muralhas na região. O arco possui detalhes em relevo ilustrando sobre a vida de Trajano (considerado como um dos melhores exemplares da cultura histórica romana daquele período), podendo ele ser encontrado no final de uma das explanadas locais.

Monumentos da Roma Antiga
Arco do Imperador Trajano.
(Foto: Reprodução)

Coliseu de Roma

O coliseu foi construído a mando dos imperados Vespasiano e Domiciano, se localiza em Roma, feito de mármore, pedra travertina, ladrilho e tufo, toda a sua estrutura tinha uma capacidade para receber cerca de noventa mil espectadores para assistir as lutas de gladiadores, espetáculos com feras e outras batalhas.

É considerado atualmente como umas das 7 maravilhas do mundo, sendo ainda um Patrimônio da Humanidade definido pela UNESCO, é  um dos pontos turísticos mais frequentados da Italia.

Monumentos da Roma Antiga
Coliseu de Roma.
(Foto: Reprodução)

Fórum Romano

O Fórum Romano era tido na época como o ponto que desenvolvia toda a vida pública e  cultura durante a época da República. Ao redor desse importante monumento, era possível encontrar estabelecimentos comerciais e negócios, tal como administração pública, templos religiosos e até áreas de prostituição.

Atualmente, o local é caracterizado como ruínas, mais ainda é possível visualizar os seus detalhes, tal como alguns de seus templos que ainda permanecem de pé (o de Castor e Pólux, de Júpiter e o de Rômulo). Diversos arcos e basílicas também podem ser encontrados nessa região.

Monumentos da Roma Antiga
Fórum Romano.
(Foto: Reprodução)

Teatro de Marcellus

Esse teatro é um dos mais importantes de todo o território romano. A sua construção se deu através de uma homenagem de Augusto para seu sobrinho e genro Marcellus, que veio a falecer com apenas 19 anos de idade.

Toda a sua estrutura conseguia abrigar cerca de 20 mil pessoas. Tempos depois da finalização da sua construção, o local serviu para proporcionar apoio á vários palácios medievais, renascentistas e a algumas fortalezas.

Mesmo tendo ficado em ruínas por um grande período, hoje, a maior parte da sua estrutura vem sendo recuperada.

Monumentos da Roma Antiga
Teatro de Marcellus.
(Foto: Reprodução)

Panteão

Esse é um dos monumentos mais preservados de Roma, foi construído para homenagear diversos deuses romanos da época. A principal característica do Panteão é a sua grande cúpula, arrematada por um engenhoso óculo, permite a entrada de luz solar e da chuva em sua estrutura.

E toda sua arquitetura é fabulosa. Atualmente possui caráter religioso, sendo então uma das igrejas cristãs mais frequentadas de toda a região.

Monumentos da Roma Antiga
O Panteão no período do império romano era o local em que os deuses eram homenageados. Atualmente o local é uma igreja cristã.

(Foto: Reprodução)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.