Descrição, narração, dissertação expositiva e argumentativa

Quando as aplicações de provas de vestibulares começam a se aproximar, a maioria dos alunos ficam desesperados pois precisam absorver muitas informações para se sair bem durante toda a avaliação, conquistando assim notas elevadas para ingressar nos cursos superiores desejados.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos processos avaliativos mais aguardados pelos estudantes e assim como nas instituições particulares (privadas), um dos conteúdos cobrados em suas modalidades de aplicação e que possui forte peso são as redações.

A tipologia textual é um dos fatores determinantes exigidos para que o indivíduo crie o seu texto da maneira correta, como exigido no enunciado, porque cada uma das suas determinantes possuem características peculiaridades diferentes.

Observação

Antes de citar as tipologias mais tradicionais que podem ser cobradas nesses exames, é relevante que um aprendizado seja fixado: as redações e outras categorias de textos devem conter uma sequência de ideias, com introdução, desenvolvimento e conclusão. É necessário que essa sequência seja obedecida para que todos compreendam a lógica textual, o tema abordado, suas argumentações, etc.

Descrição

O texto descritivo sempre aborda um retrato verbal, podendo ele se referir à pessoas, objetos, animais, lugares, cenários, tendo como intuito principal fazer com que o leitor consiga visualizar o que está acontecendo apenas com o que está lendo.

Descrição, narração, dissertação expositiva e argumentativa
Tipologia textual.
(Foto: Reprodução)

Os adjetivos, por possuírem funções caracterizadoras, são os termos mais utilizados nessa modalidade, assim como a citação de detalhes minuciosos. Os sentimentos e sensações também podem estar presentes em alguns casos, quando é relatada uma contextualização um pouco mais abstrata.

As descrições podem ter caráter objetivo (que possui proximidade com a realidade textual) ou subjetivo (que é transmitida através de interpretações, com o visionamento variável de acordo com os valores e caráter do leitor). Os gêneros mais predominantes nessa categoria são os folhetos, anúncios e cardápios.

Dica

Para saber se um texto é ou não descritivo ou para fazer a sua abordagem objetiva ou subjetiva, observe:

A maioria dos textos descritivos são subjetivos e mesmo nos objetivos é possível encontrar pequenas opiniões dadas pelo autor. O que irá caracterizar cada um desses segmentos é a intensidade com que essa particularidade será manuseada no contexto.

Narração

Os textos narrativos são caracterizados pelas exposições de um ou mais fatos, sejam eles fictícios ou não. Sua composição geralmente faz a abordagem de histórias dinâmicas, envolvendo lugares, personagens e objetos do mundo real.

O tempo verbal que predomina sua aparência é o passado, contando com verbos indicativos de ações. Os gêneros que se ressaltam nas narrações são as piadas, contos, crônicas, fábulas, romances, relatos, histórias infantis, etc.

Dica

Para saber se um texto é ou não narrativo ou para fazer a sua abordagem, analise ou siga a seguinte estrutura:

» Fato (compreende tudo aquilo que será exposto no texto)
» Enredo (disposição das ações e ideias)
» Personagens (aqueles que estão envolvidos no relato)
» Ambiente, cenário (local onde está ocorrendo a história)
» Tempo (localização cronológica dos fatos)

Dissertação

As dissertações compreendem as composições textuais que desenvolvem e explicam os assuntos, os temas destacados, podendo fazer exposições discussões e defensoria de ideais – geralmente para persuadir os leitores. Sua caracterização costuma ser em prosa, podendo estar intencionada das seguintes maneiras:

Expositiva

Contextualizações que expõe ideias para fazer com que o leitor acredite naquilo que está lendo. As exemplificações são fortes argumentos mencionados nessa modalidade. Bons exemplos a serem citados das dissertações expositivas são o resumo, textos científicos e as aulas.

Argumentativa

A persuasão do leitor também é destacada nessa contextualização, porém, a sua estrutura é articulada para defender o tema, as ideais, com pontos de argumentações e explicações. Bons exemplos a serem citados das dissertações argumentativas são as monografias, críticas, teses, ensaios, manifestos.

» A dissertação argumentativa é a mais solicitada tipologia textual nas redações de vestibulares e concursos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.