Constipação intestinal sintomas e tratamento

A constipação intestinal, conhecida popularmente com prisão de ventre ou intestino preso, tem como característica principal a dificuldade para evacuar, causando a permanência demasiada do conteúdo fecal no perímetro intestinal. Geralmente os constipados podem ficar até semanas sem avacuar, sentido também muita dor ao tentar, que pode vir seguido de pequenos sangramentos, pode ainda surgir massas fecais maiores, densas e ressecadas cujo o doente não consegue eliminar facilmente (Fecaloma).

Intestino preso ?

O intestino preso tem suas causas principais em um díade, formada pelo deficiente consumo de fibras e a pouca ingestão de líquidos, um terceiro agravante ainda pode surgir, o sedentarismo, tudo isso junto debilita o trânsito intestinal e a formação das fezes. O excesso de consumo de alimentos industrializados pode também estar entre os possíveis desencadeadores, visto que esses perdem muito de suas fibras e complexos vitamínicos  quando processados.

prisão
A prisão de ventre é um problema que atinge cerca de 15% das pessoas.

Além do desconforto que causa no enfermo a constipação intestinal quando não tratada corretamente, pode evoluir e se transformar em  patologias mais graves que depreciam ainda mais o organismo, algumas dessas estão listadas a seguir:

➭ Hemorroidas: São resultantes do aumento de pressão anal, veios sanguíneos se incham causando muito dor ao indivíduo principalmente quando sentado, tem suas causas associadas com o esforço exagerado durante a evacuação.

➭ Diverticulose: É a formação de pequenas bolsas na parede do intestino, além de causar dores podem facilitar a proliferação bacteriana e quando se inflamam se torna uma diverticulite.

➭ Fissuras anais: São feridas provocadas pelas vezes rígidas, que gera ardência, dor e sagramento durante a evacuação.

➭ Câncer intestinal: Por empreender um desarranjo na flora intestinal, a prisão de ventre aumenta consideravelmente as chances de desenvolvimento de câncer, o acumulo fecal também deixa o organismo mais exposto a agentes patógenos cancerígenos.

Tratamento

O tratamento clínico para a constipação começa no diagnóstico preciso das causas primárias e secundárias do problema, o que reverberará no prognóstico e tratamento mais eficaz para o problema.

Mas basicamente, é preciso uma reeducação alimentar como uma dieta rica em fibras e líquidos. É recomendável também a prática de exercícios físicos.  As principais fontes de fibras são: vegetais, cereais, oleaginosas, sementes e frutas.

Algumas pequenas mudanças em seus hábitos podem ser a solução para a prisão de ventre. Evitar o consumo de alimentos constipadores ( por exemplo chá mate, chocolate, batata), ir ao sanitário sempre que a vontade surgir e não use laxantes em excesso trará melhorias grandiosas para seu quadro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.