Comuna de Paris resumo escolar completo

A Comuna de Paris corresponde a primeira tentativa da história de criação e implantação de um governo socialista em toda a região da França. Seu início se deu no dia 18 de Março de 1871 e teve fim no dia 28 de Maio do mesmo ano. Todo esse contexto aconteceu dentro da Guerra Franco-Prussiana, tendo uma duração de 71 dias. Naquela época, os comunas eram chamados de communards ou comunardos.

A Guerra-Franco Prussiana se estendeu entre 1870 à 1871, colocando de lados opostos a Prússia de Otto von Bismarck e a França de Napoleão 3 °. Esse embate foi vencido pela Prússia, que assim que teve seu poder alcançado, ditou várias normativas para os franceses, como a ocupação de toda a sua extensão pelas tropas prussianas, além da cessão de parte de todo o seu território e o pagamento de elevadas indenizações.

Comuna de Paris resumo escolar completo
Representação do embate contra a Comuna.
(Créditos da foto: http://commons.wikimedia.org/)

Com a queda de Napoleão 3°, foi criado um governo provisório de defesa juntamente a 3° República Francesa. Mesmo tendo bases resistentes, a Prússia também acabou vencendo essa estrutura governamentalista.

Logo no início de 1871, Louis Adolphe Thiers  foi eleito o Presidente da República, após a suspensão das operações das tropas militares e de uma considerável reunião da Assembléia Nacional. O conservadorismo imposto nesse processo, solicitava a Thiers a negociação da rendição da França.

Rendição francesa e a tomada de Paris

Com o intuito de desmilitarizar a Guarda Nacional existente, Thiers tentou dissolver toda a proteção do Exército, porém, nem todos os integrantes se disponibilizaram a tal prática, efetuando ataques a sede do governo provisório (Hôtel de Ville), fazendo com que muitos dos seus membros fugissem dali em caminho para Versalhes.

Nesse momento, Paris se viu sem nenhum comando político, dando origem a formação de forças heterogêneas, para a fundamentação de um “governo operário”, denominado por Comuna de Paris. A teoria desse governo foi construída em cima de ideais socialistas, levando aos seus componentes a inúmeras medidas no sentido de formar um poder popular e democrático, sendo algumas delas:

  • Abolição do trabalho noturno;
  • Redução da jornada de trabalho;
  • Concessão de pensão a viúvas e órfãos;
  • Substituição dos antigos ministérios;
  • Ensino gratuito e obrigatório;
  • Controle do preço dos alimentos;
  • Igualdade civil entre homens e mulheres;
  • Separação entre Igreja e Estado;

Os principais componentes comunardos eram os marxistas, operários ligados à Associação Internacional dos Trabalhadores, bakuninistas, blanquistas, proudhonianos, militares de outros países e outras variadas correntes.

Semana Sangrenta

Todas essas propostas de mudanças e a postura do novo governo, havia se tornado um enorme perigo, tanto para as classes dominantes francesas quanto  para outros países que constituíam a Europa. Com isso, as tropas prussianas e francesas se juntaram, cercaram Paris e começaram a atacar toda sua área, com o intuito de abolir radicalmente a Comuna.

Por causa da ausência de força, os comunardos perderam o poder em Maio de 1871. Toda a guerra que foi findada durante sete dias de ataque, levou a aproximadamente 20 mil execuções, mais de 10 mil sentenciados e cerca de 43 mil prisioneiros, todos pertencentes a Comuna de Paris.

O movimento operário que regeu toda a Comuna é caracterizado como um grande marco histórico de todo esse processo, tanto para França quanto para outros  países. Em decorrência desses relatos, muitas reflexões e ações foram criadas dentro do socialismo, como as teorias de Karl Marx e Engels.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.