Como trabalhar na ONU

A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma importante instituição que fornece serviços em vários países do mundo. Para trabalhar dentro dessa importante equipe é necessário que o indivíduo tenha alguns quesitos essenciais, veja-os abaixo.

O primeiro ponto a se destacar é que todos os funcionários e os candidatos para trabalhar na ONU devem saber falar inglês de forma fluente ou ter algum curso superior completo. Caso o indivíduo possua ambos, as chances de ser contratado se torna ainda maior.

Funções

Dicas de como conseguir um trabalho na ONU.
Bandeira da ONU.
(Foto: Reprodução)

Os principais cargos aceitos pela ONU são:

  • » Motorista;
  • » Auxiliar de escritório;
  • » Carpinteiro;
  • » Secretária;
  • » Jornalista;
  • » Economista;
  • » Produtor de televisão;
  • » Entre outros.

Observação: é importante lembrar que todas as vagas oferecidas são disputadas por pessoas de cerca de 192 países do mundo.

Nenhum tipo de taxa é cobrada para a inscrição do cargo desejado. A ONU não realiza nenhuma cobrança, apenas exige o currículo do candidato. Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informação da ONU do Brasil afirma que “mesmo se a pessoa precisar ser entrevistada fora da cidade dela, é possível fazer a entrevista por teleconferência ou telefone, por exemplo. A pessoa não tem que pagar nada (para disputar uma das vagas). A ONU não cobra nada, o candidato precisa ver a vaga que interessa e enviar o currículo”.

Os salários se diferenciam em fator das funções dos candidatos. Os funcionários tem plano de carreira, porém não são regidos pela CLT. Na ONU não existe 13° salário e direito ao FGTS, o Imposto de Renda não é descontado do empregado e os mesmos podem tirar férias com um período corrido de 30 dias.

A carga horária normalmente é de 39 horas semanais, mas quanto maior o cargo, mais o horário fica restrito. Estima-se que dentre os 70 mil funcionários da ONU, cerca de 560 são brasileiros.

Uma das funcionárias da ONU, Naiara Costa Chaves, afirma que “trabalhar na ONU é ter uma produção de iniciativa privada e ter uma demanda de uma empresa pública. Há regras internacionais e é preciso fazer uma clara prestação de contas. Também temos que ter resultados”.

Mais informações

Acesse um dos sites abaixo:

» ONU em língua portuguesa;

» ONU centros de ajuda humanitária e de paz;

» ONU funções administrativas;

» Agências da ONU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.