Salto alto pode prejudicar a coluna

Grande parte das mulheres priorizam muito a estética e não abrem mão do uso do salto alto, tanto em festas, quanto no trabalho ou nos momentos de lazer. Porém, o uso demasiado desse tipo de sapato pode trazer pequenos, médios e grandes efeitos á saúde feminina.  Sendo, um dos problemas mais comuns, a coluna.

Perigos de usar salto alto por muito tempo e de forma frequente.
Salto alto e seus perigos.
(Foto: Reprodução)

Os sapatos que possuem salto alto não conseguem distribuir o peso do corpo de maneira equilibrada, normalmente, colocando uma pressão adicional sobre a ponta dos pés e no tornozelo. A alteração nessa “forma de pisar” causa danos aos pés, pernas e coluna, onde as dores variam de intensidade de acordo com o tamanho do salto e a frequência com que esse tipo de sapato é utilizado.

Estima-se que saltos com 3 centímetros de altura distribui o peso do corpo entre 50% calcanhar e 50% nos dedos dos pés. Já os que possuem mais de 6 centímetros, esse valor fica entre 10% nos dedos dos pés e 90% no calcanhar. A distribuição do peso se torna ainda mais alarmante em casos onde o sapato possui ponta fina.

Os saltos mais indicados são os anabelas (plataforma) e os que tem uma “meia pata” na frente, pois conseguem proporcionar uma melhor distribuição do peso corporal (desde que não sejam muito altos). Podólogos afirmam que não é indicado utilizar saltos com mais de 3 centímetros por mais de 6 horas por semana.

Principais problemas causados pelo uso do salto alto

»Coluna: os saltos muito altos fazem com que a postura fique voltada para frente, fazendo com que o peso do corpo se projete para a ponta dos pés. Isso faz com que a coluna fique mais envergada para manter o equilíbrio corporal.

»Joelhos: esse tipo de sapato faz com que haja uma maior pressão sobre os joelho, deixando as articulações ainda mais sensíveis, causando  desgaste e possíveis inflamações.

»Panturrilha: o salto alto faz com que as panturrilhas fiquem muito contraídas, causando o encurtamento dos músculos, fortes dores e cãibras no local.

Dicas

» Evite usar sapatos de bico fino;

» Alongue as panturrilhas antes e após utilizar o salto;

» Opte sempre que puder por usar sapatos com o formato mais quadrado;

» Massageie os pés e as panturrilhas todos os dias para melhorar a circulação;

» Alterne o tamanho dos saltos diariamente, usando um mais alto e outro mais baixo para que o corpo não acostume com o sapato;

» Evite usar salto dentro de casa e em momentos desnecessários;

» Faça exercícios físicos, tal como caminhadas, yoga e academia;

» Escolha um tênis apropriado para o seu pé e que te deixe confortável para realizar os exercícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.