Como temperar picanha com sal grosso

Picanha assada
Suculenta picanha assada e fatiada em bifes

A picanha é um dos cortes de carne bovina mais privilegiados por churrasqueiros de todo o Brasil, não apenas pelo seu gosto singular, mas, também por ser uma carne de fácil trato, não precisa ser um  chefe de cozinha para preparar uma deliciosa picanha. Vamos aprender da forma mais simples, como temperar essa parte da vaca.

Existem por ai verdadeiros compêndios de receitas tendo como ingrediente principal a picanha, muitos cheios de temperos exóticos e diferentes, figurando ao final pratos bonitos e decorados. Nos propomos a algo mais simples, o verdadeiro ” feijão com arroz” do churrasco o sal grosso. O tempero essencial em uma picanha é o sal grosso, é difícil dar um quantidade de sal exata a ser usada, isso varia de cada carne e cada churrasqueiro, com o tempo você pratica e encontra a medida certa. Então dizemos a aquela velha frase das receitas culinárias, coloque sal a gosto.

Não é só com o sal que se deve preocupar para uma boa e suculenta Picanha, antes, escolha um tipo de corte, os mais usuais são a peça inteira ou fatias em forma de bife com cerca de dois dedos de espessura. Depois de temperada é ora de por para assar, deixando-a mal passada consegue aproveitar melhor as características da carne, contudo, isso  fica a critério do churrasqueiro.

A picanha é uma parte nobre do gado, por tanto, não é um das peças mais baratas, a média atual desse produto gira em torno dos R$ 30,00 o kg, sendo que 500 gramas sacia duas pessoas. Fica então uma dica para economizar, faça as fatias da picanha menores assim você aumenta a quantidade de bifes e, consequentemente, as porções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.