Como se recuperar após um câncer de mama

Um dos cânceres que mais se apresentam nas mulheres atualmente é o de mama, prova disso é que uma em cada 12 mulheres irá desenvolver essa disfunção até 90 anos de idade aproximadamente. Essa probabilidade representa uma taxa elevada de enfermas, que podem apresentar quadros leves, moderados e graves.

Segundo especialistas, esse transtorno é descrito como um tumor maligno, formado na maioria das vezes pelo crescimento anormal das células mamárias. Seus tipos são classificados de acordo com os fatores que apresenta, como tamanho, ausência ou presença de receptores hormonais, podendo ser eles:

Como se recuperar após um câncer de mama
Mulher em fase de recuperação do câncer de mama.
(Foto: Reprodução)

» Doença de Paget
» Carcinoma ducta in situ
» Carcinoma ductal invasivo
» Carcinoma lobular in situ
» Carcinoma lobular invasivo
» Carcinoma inflamatório

As mulheres que apresentam histórico genético de tumores, são obesas, possuem entre 40 e 69 anos, tem colesterol alto, nunca engravidaram, tiveram uma menstruação precoce ou menopausa tardia são mais propensas a apresentação do câncer de mama do que as demais.

Assim que o distúrbio é constatado, muitas barreiras são impostas, como diagnósticos, exames e procedimentos cirúrgicos. Os oncologistas (médicos responsáveis por esses quadros de saúde) indicam que consultas regulares e suas recomendações sejam promovidas por cerca de 5 anos após a cirurgia, somente dessa maneira é possível curar a paciente e evitar que novas formações de tumores mamários apareçam.

Recuperação

Essa etapa é uma das mais difíceis de serem promovidas, já que boa parte das incisões retiram consideráveis extensões do seio, fazendo com que prejuízos sejam proporcionados a saúde e a estética corporal da mulher, deixando-a com a autoestima abalada, desvios na coluna, queda considerável de cabelo, depressão e outros problemas psicológicos.

O que fazer?

Existem medidas que ajudam a reerguer essas pacientes, trazendo de volta a felicidade que tinham com uma sensação incrível de superação. Acompanhe algumas delas abaixo:

» Executar a reconstrução da mama, para deixar o seio mais bonito e diminuir os efeitos colaterais da ausência da mama, como desvios posturais, etc.

» Fazer uso de medicamentos, tratamentos, exames, exercícios e as demais listas de atividades que os médicos recomendarem. Seguindo esses cuidados e ministrando regularmente as sessões de quimioterapia, será quase impossível a reincidência do câncer, propiciando ainda uma melhora mais rápida.

» Usar perucas, lenços e outros adereços se houver perda de cabelo.

» Começar a cuidar mais da aparência para elevar a autoestima, arrumando os cabelos, as unhas, se maquiando, comprando roupas e sapatos novos, etc.

» Contar sempre com o apoio familiar, dos amigos e também do parceiro ao invés de se afastar de tudo.

» Se alimentar corretamente, para controlar o peso, deixar o sistema imunológico mais forte e o físico mais modelado.

» Praticar exercícios físicos regularmente para se sentir mais disposta, se manter no peso ideal, aliviar o estresse e reduzir o cansaço.

» Tentar controlar o estresse ao máximo, respeitando os limites que possui.

» Procurar ajuda médica psicológica caso esteja perdendo os prazeres e interesses pela vida, pelo trabalho, atividades de casa, com a família, amigos e até mesmo as de laser.

» Manter uma conversa aberta com o parceiro sobre as suas relações íntimas, todo o tratamento diminui a libido da mulher e somente se trabalharem juntos poderão recuperar a paixão ardente que existia anteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.