Doenças do Sistema Circulatório

O sistema circulatório muito importante para todo o organismo, ele é responsável por transportar os nutrientes e o oxigênio para todos os músculos, células e órgão do corpo. Ele funciona interruptamente fazendo todo esse transporte e também ajuda a remover os resíduos não aproveitáveis, deixando assim toda a estrutura com um bom funcionamento.

É muito importante manter toda a saúde do organismo, para que assim ele não fique imune a diversas enfermidades que podem o agredir e causar muitos danos ao corpo e/ou até mesmo o óbito.

Doenças do sistema circulatório

Sistema circulatório

* AVC – Acidente Vascular Cerebral: essa enfermidade pode se dar de duas maneiras, sendo elas devido ao entupimento das artérias e por hemorragias causadas pelas rupturas das artérias ou/e de aneurismas.

* Aneurisma: ocorre devido a dilatação de qualquer segmento do sistema circulatório, podendo afetar as artérias, as veias e o coração.

* Arteriosclerose: é um acúmulo de gordura que grudam nas paredes dos vasos sanguíneos, deixando-os duros, diminuindo assim a passagem do sangue. Esse processo se dá devido ao consumo demasiado do LDL, o colesterol ruim. Em alguns casos pode até causar a obstrução da artéria, levando o indivíduo a um infarto.

* Arritmia: são as alterações do ritmo dos batimentos cardíacos, pode levar o indivíduo a ter uma morte súbita ou ainda evoluir para uma insuficiência cardíaca.

* Embolia: acontece devido a obstrução de um vaso sanguíneo causado pelo deslocamento de um embolo (coágulo com tecido adiposo) até a área da obstrução. Dependendo da gravidade da obstrução poderá ocasionar um infarto ou uma insuficiência cardíaca.

* Elefantíase: acontece devido ao entupimento dos capilares linfáticos por um verme. Depois da contaminação, a linfa começa a se acumular demasiadamente, ocasionando o inchaço na pele.

* Hipertensão: é causada devido o aumento da pressão arterial. Esse processo acontece devido ao nervosismo, consumo de álcool, drogas, excesso de exercício físico, entre outros. Quando essa doença tem origem genética, ela não possui tratamento.

* Infarto do miocárdio: esse processo se dá quando o sangue, mesmo passando pelo coração, não consegue irrigar todos os tecidos devido o entupimento da artéria coronária.

* Trombose: se dá pela formação de um coágulo de sangue dentro de um vaso sanguíneo. Isso acontece devido a algum dano as paredes dos vasos. Dependendo do tamanho desse dano pode-se desenvolver um infarto.

* Varizes: são dilatações e alongamentos das veias. Acontecem com mais frequência nos membros inferiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.