Como identificar o câncer de pele

O câncer de pele é um dos mais frequentes em toda a população, cerca de 25 % dos cânceres que são identificados são de pele.  O câncer de pele pode ser provocado por qualquer célula defeituosa, no geral o câncer de pele tem duas classificações, o melanoma e entre os não melanomas estão o carcinoma basocelular (CBC) e o carcinoma espinocelular que é o mais agressivo.

sintomas e fatores que podem identificar o câncer de pele
O câncer de pele é uma das doenças que mais atinge as pessoas, as maiores vitímas são as mulheres.

(Foto: Reprodução)

Identificando o câncer de pele

O primeiro passo é fazer um auto reconhecimento do seu corpo, através de um jogo de espelho verifique todo o corpo atrás de manchas, pintas, caroços ou outros sinais que possam ser relevantes. Obviamente, identificar algo de estranho na pele não quer dizer, necessariamente, que seja câncer, mas já é um motivo para fazer uma visita ao dermatologista.

Caso encontre algo que não condiz com a pele, é bom verificar se a mancha tem aspecto brilhante, avermelhada, castanha ou translucida, rosa ou multicolorida, isso pode ser um sinal, de CA. Por via das dúvidas o melhor a fazer é procurar um dermatologista.

Locais onde é mais comum

Algumas partes do corpo são classificados por ocorrem com certa frequência uma determinada parte do corpo.

Carcinoma basocelular

O tipo de câncer mais comum, encontrado principalmente em regiões que são mais expostas ao sol como: nariz (cerca de 70% do casos), rosto, pescoço, orelhas e em alguns casos até mesmo no canto interno do olho.

Carcinoma espinocelular

Esse, menos comum, acontece em cerca de 20% dos casos. Também ocorre nas regiões que são mais expostas aos raios solares, locais como: couro cabeludo, orelhas, região da nuca, etc. Esse é mais comum em pessoas acima de 60 anos.

Melanoma

O Melanoma é um câncer maligno considerado o mais agressivo. O quê ocorre na Melanoma é que, são células responsáveis pela pigmentação da pele. Ele representa 5% dos tipos de câncer de pele. O Melanoma origina-se nos melanócitos, células que se localizam na epiderme, responsável pela produção da melanina e, por tanto, pela cor da pele. É sempre maligno.

Fatores de risco

Há muitos hábitos  do paciente que ajuda a contrai esse tipo de câncer, mas alguns fatores já são bem conhecidos pela comunidade médica, veja quais:

  • Exposição prolongada aos raios solares.
  • Idade avançada e sexo (mais comum entre homens)
  • Características da pele (afeta mais pessoas de pele branca, olhos claros, ruivos, pessoas com sardas e albinos).
  • Antecedentes familiares (casos de câncer na família).
  • Pessoas que já tiveram doenças de pele, inclusive câncer de pele.
  • Pessoas com imunidade baixa.

Tratamento

O tratamento vai depender do tipo de tumor identificado, em alguns casos é comum a resseção cirúrgica, mas isso vai depender da espessura do tumor, em outros casos o tratamento com medicamentos é o mais recomendado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.