Sepse: Bactéria que pode levar a óbito

Uma das enfermidades que vem preocupando os profissionais da área da saúde é a sepse, distúrbio considerado de alto risco para a saúde dos seres humanos porque propaga na corrente sanguínea uma quantidade elevada de agentes bacterianos, virais e/ou fúngicos.

Essa condição afeta todo o sistema imunitário do indivíduo, fazendo com que apresente infecções demasiadas no organismo, propiciando a manifestação de mudanças significativas no corpo – como alterações da frequência cardíaca e de temperatura -, inflamações generalizadas e choques sépticos.

O grande alerta destacado pelos especialistas é que essa doença pode ocasionar a parada de funcionamento de um ou mais órgãos, o que por consequência pode levar o paciente a óbito em pouco tempo – se a constatação da patologia não for realizada o quanto antes, assim como início do tratamento.

Sepse: Bactéria que pode levar a óbito
Micro-organismos no sangue.
(Foto: Reprodução)

Causas

Dentre os principais motivos que vem promovendo a aparição da sepse, podemos citar o envelhecimento, doenças que diminuem a imunidade – como HIV e neoplasias -, pneumonia, infecção abdominal, da corrente sanguínea e renal. As bactérias resistentes aos medicamentos também são consideradas prejudiciais.

Essa enfermidade costuma afetar com mais frequência e intensidade os indivíduos jovens, idosos, usuários de drogas, portadores de doenças degenerativas, que possuem diabetes, insuficiência cardíaca e renal ou sistema imunológico comprometido.

Sintomas

» Dificuldade em respirar;
» Temperatura corporal abaixo de 36 °C ou acima de 38 °C;
» Diminuição da urina e do número de plaquetas;
» Mudança inesperada do estado mental;
» Frequência cardíaca superior à 90 bpm e respiratória maior que 20 irpm.

Ajuda médica

Assim que os sintomas começarem a aparecer, a ajuda médica deve ser procurada o quanto antes, para que o diagnóstico da enfermidade seja efetuado precocemente, assim como o seu tratamento. A constatação da sepse geralmente é realizada através de um exame de sangue, mas existem outros testes que podem auxiliar nisso, como a contagem de plaquetas ou de leucócitos, gasometria arterial, culturas, raio-x, etc.

Tratamento

O tratamento de contenção da sepse é realizado através da manipulação de medicamentos, observação constante do paciente, internação em UTI e remoção das fontes de infecção.

Complicações

Se o tratamento demorar para acontecer ou for dinamizado de maneria inadequada, o enfermo poderá desenvolver quadros graves de saúde, como disfunções orgânicas, problemas de irrigação dos órgãos vitais, alteração na coagulação sanguínea e óbito.

Como evitar?

Ter bons hábitos de vida, manter uma boa higiene corporal, respeitar o calendário de vacinação, não fazer o uso de medicamentos sem prescrição médica são alguns dos métodos que auxiliam na prevenção da sepse e de outras demais doenças.

Aviso!

As descrições contidas nesse artigo são de inteiro uso para pesquisas. Caso necessite de mais informações ou de um diagnóstico médico preciso, procure a rede hospitalar mais próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.