Como funciona a hipnose

A Associação Americana de Psicologia afirma que a hipnose é um estado de consciência onde o indivíduo foca sua atenção e tem os seus níveis de consciência periférica diminuídos de forma bastante acentuada, ficando de tal forma mais propenso de responder à sugestões.

Durante toda a história da psicologia este foi um método terapêutico que gerou bastantes controvérsias, principalmente depois que o pai da psicanálise, Sigmund Freud, destilou críticas bastante duras sobre ele. Entretanto, foi com o término da Segunda Guerra Mundial que ganhou forças e passou a ser apoiado por diversos grupos e entidades médicas ao redor do mundo.

Como hipnotizar

Tal técnica é utilizada para o tratamento particular de problemas de cunho físico ou psíquico que um indivíduo venha a apresentar, no processo ele será capaz de acessar informações sobre si mesmo para descobrir a origem de suas questões.

Em geral, não podemos classificar a hipnose como um tratamento em si, pois as metodologias terapêuticas variam entre os médicos e especialistas. Sua vantagem se pauta portanto na redução do tempo que seria gasto com o tratamento individual de um distúrbio mental.

A palavra hipnose tem origem no grego “hypnos”, o qual significa sono. Entretanto, a técnica não se pauta exatamente nessa questão. Ela modifica o padrão que a pessoa utiliza para pensar: o indivíduo é induzido a focar sua atenção através de uma indução, voltando-se para sua mente e seus pensamentos e em consequência aumentando os níveis da atividade cerebral.

É desta forma que pacientes são capazes de acessar antigas memórias e fazer entrelaces delas com a sua atua situação de vida, encontrando as raízes de seus problemas e a forma como solucioná-los.

A hipnose no Brasil

No Brasil, a técnica também teve um fase de dúvidas, principalmente em vezes que era utilizada como espetáculo em palcos por pessoas que não tinham nenhuma capacidade médica para tal, tendo sido responsável até mesmo por sequelas em pessoas que se sujeitaram a ser cobaia de tal técnica. Devido a estes casos, nos anos 1960 foi proibido por lei o seu uso fora de ambientes médico-hospitalares.

A hipnose hoje

Atualmente, tal procedimento é reconhecido por boa parte dos profissionais da área como um método indicado para determinados pacientes que fazem tratamentos psiquiátricos, sendo credibilizado até mesmo como uma intervenção que é capaz de aumentar a predisposição imunológica de um indivíduo.

A hipnose tem sido aplicada em sessões de psicoterapia com pacientes , pois aumenta o nível de células brancas que existem em um organismo, as quais tem a responsabilidade de defender o nosso corpo de agentes estranhos que podem vir a provocar doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.