Como ensinar tabuada em sala de aula

Matemática, trata-se de uma disciplina que nem todos os alunos dominam, sem mencionar que quase nenhum deles gostam dessa modalidade, pois os conteúdos geralmente costumam ser difíceis, principalmente com o avanço dos níveis de escolaridade. Devido a esses e outros demais fatores, é  essencial que os professores criem táticas divertidas e atrativas para chamar atenção dos estudantes e fazer com que eles aprendam a matéria.

A tabuada é como um dos conceitos essenciais a serem aprendidos nas escolas, pois corresponde a uma operação de multiplicação de um sistema algébrico para resolução de operações. Porém, o aprendizado dessa particularidade matemática é considerado como uma das grandes dificuldades tidas pelos alunos nos primeiros anos de ensino.

Dicas para ensinar tabuada
Representação dos primordiais números naturais.
(Foto: Reprodução)

Por causa dessa relevante consideração e da complexidade da quantidade de números envolvidos na composição da tabuada, muitos professores vem adotando métodos práticos, fáceis e divertidos para ensinar a disciplina aos alunos. Veja algumas dicas abaixo para fazer o mesmo e deixe de lado a concepção do decoreba, pois ela costuma ser esquecida por todos!

» Utilize todos os métodos possíveis que encontrar e também a sua imaginação para manter o foco dos alunos em você, em tudo o que disser;

» Faça com que seus alunos sintam o desejo de participar das suas aulas de matemática e que vejam a tabuada como um conceito importante, que será cobrado por longos anos colégio e que por isso e pelas facilidades que essa didática proporciona a vida, eles devem aprendê-la;

» Incentive sempre os alunos, principalmente os que possuem mais dificuldade em aprender;

» Elogie a todos no final das dinâmicas;

» Faça intervalos entre as dinâmicas;

» Incentive os alunos a estudarem tabuada em casa, de preferência com a ajuda dos pais. Dê dicas de dinâmicas para que eles também possam ajudar no ensino aprendizagem dos seus filhos.

Ideias de técnicas de ensino para se inspirar

  • Memorização;
  • Desenhos;
  • Quadro com colunas;
  • Macetes;
  • Jogos presenciais e online;
  • Duplas ou grupos de estudo ou de gincana;

Observação: Ofereça sempre uma pontuação a mais para quem participar dessas atividades ou prêmios baratos, como balas, pirulitos, chocolates, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.