Cerebelo: funções e explicação completa

O cerebelo, segundo o latim, é classificado como o “pequeno cérebro”. É responsável por proporcionar a coordenação das atividades dos músculos esqueléticos, dos sentidos da visão, audição e tato, em um nível inconsciente, de acordo com as informações recebidas pelo cérebro.

Todas as suas atividades então interligadas a postura corporal e o equilíbrio, que trabalham constantemente em conexão com o tronco encefálico e o córtex cerebral (que se subdivide em camada molecular e camada granular).

Anatomia

Sua estrutura possui dois hemisférios que são unidos pela faixa verme. A superfície cerebelar possui aspecto laminado, isso porque é coberto por uma substância cinzenta, sendo composta por fissuras transversas e curvas, onde as mais profundas se classificam como lóbulos.

Na parte interna, é possível encontrar uma substância branca, que forma o miolo central. Sua composição é desenvolvida através de axônios mielínicos das células de Purkinje, fibras de projeção e próprias. Se faz responsável por 10% do volume total do encéfalo.

Um ser humano, em idade adulta, possui um cerebelo, com peso aproximado à 150 gramas, contendo aproximadamente metade de todos os neurônios do cérebro.

Cerebelo: funções e explicação completa
Anatomia do cerebelo.
(Créditos da foto: http://bgci.wikispaces.com/)

Funções

O cerebelo é responsável por:

» Atuar no tônus muscular;
» Refletir e movimentar o corpo;
» Possibilitar a memória de curta duração;
» Controlar atos impulsivos;
» Ter mais atenção;
» Equilibrar emoções;
» Receber impulsos sensitivos;

Anomalias

Quando patologias acometem o cerebelo, e causam lesões cerebelares, vários malefícios são proporcionados ao organismo, como:

» Prejuízos motores;
» Tremores no final dos movimentos;
» Redução do tônus muscular;
» Dificuldade em realizar movimentos rápidos e precisos;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.