Comportamento de dados a partir de uma representação gráfica

A representação gráfica vem sendo abordada no mundo há milhares de anos, tendo como seus principais criadores e representantes, o matemático e físico Jean Heinrichi Lambert, que produziu o primeiro diagrama estatístico e o geólogo e matemático John Playfair, que construiu o gráfico de barra, o gráfico de pizza, entre outros.

Esse processo corresponde em sua finalidade principal, uma amostra de fenômenos físicos, sociais, econômicos e outros assuntos, desde que estejam relacionados de forma ordenada e escrita em seu esboço. Pode ainda se dar através da representação de funções, através de curvas, superfícies e/ou gráficos.

O comportamento dos dados vão variar de acordo com a especificação de cada um deles e a escolha de como será a representação gráfica utilizada. Tudo isso ainda dependerá das coordenadas que serão descritas por um um conjunto finito de segmentos de linhas e pontos, que unem a locais distintos.

Em relação aos dados estatísticos, é importante ressaltar que a sua representação poderá ser feita tanto por tabelas, quanto por quadros de distribuição por frequência e gráficos – se faz como a modalidade mais usada devido a melhor exposição visual das informações.

Observação: Use todo e qualquer tipo de gráfico com cautela, escolhendo cada um deles de acordo com a situação abordada.

Softwares

Devido a grande utilidade e a diversidade das formas de representações gráficas, muitos aplicativos foram desenvolvidos, o que facilita a execução da simbolização dos dados. Veja abaixo alguns deles:

Comportamento de dados a partir de uma representação gráfica
Representação gráfica.
(Foto: Reprodução)

» XFunctions;
» VisualMethods;
» Supergraph;
» Linear regression Pro;
» Groups and graphs;
» GraphMat;
» Funções e Derivadas;
» Fathom;
» Escher;
» CurvusPro;
» Concurrent GraphPlot II;
» Cinderella;
» CGraph;
» Advanced Grapher;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.