Câncer de pele tem cura

Quando o assunto mencionado é o câncer de pele, todos ficam muito preocupados, mas quase nenhuma dessas pessoas dinamizam cuidados diários para prevenir a enfermidade. Pesquisas revelam que essa região da estrutura corporal é uma das mais afetadas pela doença e pode vir a provocar sérios danos a curto, médio ou longo prazo.

Essa disfunção é denominada na área médica por carcinoma basocelular, classificada como uma lesão (tumor) maligna que possui desenvolvimento lento ou moderado, promovendo uma multiplicação celular demasiada nos apêndices cutâneos ou na camada basal da epiderme.

Sua manifestação pode acontecer em qualquer idade, mas o público mais afetado são os de raça branca, amarela e parda, homens, jovens, adultos e idosos. As crianças e os indivíduos de raça negra quase não são acometidos, seus organismos são menos propensos para o desenvolvimento desse transtorno.

Câncer de pele tem cura
Mais atenção ao câncer!
(Foto: Reproduçãol)

Outros fatores de risco que também deixam o corpo mais propenso a apresentação desse distúrbio são histórico familiar da enfermidade, imunidade baixa, ficar muito tempo exposto a agentes químicos, radiação ultravioleta e radiações ionizantes.

Sintomas

» Aparecimento de nódulos sensíveis, com a presença de crostas.
» Sangramento nas lesões.
» Coceira.
» Enrugamento.
» Vermelhidão e descamação da região.
» Mudança da pigmentação da pele ou da lesão.
» Alterações em pintas ou manchas.
» Crescimento progressivo de pintas e lesões.

Observação: Os locais da estrutura corporal que desenvolvem o câncer de pele com mais facilidade são a face, o pescoço, o peito, as costas e a cabeça, eles estão mais evidenciados e menos protegidos que as demais partes.

O que fazer?

Assim que as mudanças na pele forem constatadas, sejam elas quais forem, a ajuda médica deverá ser procurada, de preferência em um bom consultório dermatológico. O diagnóstico do profissional irá envolver exames clínicos e biopsias dos traumas.

Tratamento

Se o resultado das análises forem positivos, o médico terá que agir o quanto antes para a contenção da doença, promovendo métodos de tratamento de acordo com a gravidade do quadro, como a retirada da lesão através de procedimentos cirúrgicos, quimioterapia, radioterapia, criocirurgia, laserterapia, curetagem e eletrocoagulação.

Tem cura?

As chances de eliminar o câncer de pele é muito grande, em comparação aos demais transtornos cancerígenos. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior será a possibilidade de cura.

Cuidados

» Fique sempre atento as alterações do seu corpo.

» Evite se expor ao sol entre às 10 horas da manhã e às 16 horas da tarde.

» Passe bastante protetor solar e cremes hidratantes na pele ao longo do dia.

» Beba bastante água para manter o organismo hidratado.

» Tenha bons hábitos alimentares para deixar o sistema imunológico mais resistente.

» Use adereços para proteger o corpo nos dias mais quentes, como óculos, bonés, chapéus, etc.

Aviso!

Os dados contidos nessa matéria servem inteiramente para o uso de pesquisas. Caso necessite de mais informações, procure orientação médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.