Mau halito de cachorro como tratar

O mau hálito canino é uma das maiores reclamações de quem tem um cão. Isso pode ocorrer por diversos fatores, desde a alimentação incorreta do animal até problemas com as gengivas do animal, mas em todos os casos há solução.  O primeiro passo é procurar um médico veterinário, apenas ele vai poder dizer qual a raiz dos problemas de mau hálito do animal.

tratamento de mau halito canino
A halitose canina pode ser causado pela alimentação incorreta ou por problemas bucais.       (foto: reprodução)

O mau hálito, também conhecido como halitose, pode causar diversos fatores desde de dificuldade ingerir alimentos até depressão. Por isso  deve-se procurar o veterinário antes de começar qualquer tratamento.

Tratamentos

Em caso de gengivite, o veterinário pode recomendar o uso de creme, gel, spray para higiene oral ou aditivo de água que contém clorexidina que limpa a boca do animal. A gengivite é causado por bactérias que ficam localizadas na boca. Se você combinar a escovação e o enxague, o tratamento pode ser mais efetivo a longo prazo.

Tratamentos naturais

Você pode encontrar líquidos especiais para o controle do tártaro, muitos destes são ingredientes naturais e não causam risco ao animal. Alguns dos ingredientes são suco de beterraba, vitamina B, zinco e glicerina vegetal, elas são simplesmente misturadas com a água de seu cão e ele nem vai notar a diferença. Você também pode usar ingredientes como hortelã, chá de ervas e gengibre, estes dão frescor e melhora o hálito do animal.

Tratamento veterinário

Uma das opções mais recomendados pelos veterinários é a limpeza feita por eles mesmos. A limpeza demora cerca de uma hora, o procedimento é realizado com o animal sedado. Após a limpeza ainda há um polimento para prevenir o surgimento de novas placas bacterianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.