Animais peçonhentos e venenosos primeiros socorros

Animais peçonhentos existem por toda parte, acidentes são praticamente inevitáveis. Nessas horas é preciso manter a calma e saber o que fazer.Muitas pessoas cometem diversos erros em casos como estes e em alguns as pessoas podem vir a óbito  por falta de informação ou por procedimentos incorretos. É importante lembrar, tentar reconhecer o animal no instante em que for picado. Tal informação faz-se necessário quando for atendido em um pronto socorro.

primeiros socorres em casos de picadas
Acidentes envolvendo pessoas com animais peçonhentos é muito comum no Brasil. (foto: reprodução)

Procedimentos em caso de acidentes

  • Lavar o local da picada com água em abundancia ou com água e sabão.
  • Hidrate a vitima com água sempre em pequenos goles.
  • Procure elevar o local da picada.
  • Leve a vitima imediatamente a um serviço médico de urgência.

O que não fazer

  • Não corte a ferida para deixar o “sangue envenenado” escorrer.
  • Não tente sugar o veneno.
  • Não faça torniquete

Sintomas

Cobras: a maioria das picadas de cobra causam sintomas semelhantes, no Brasil existem três definições para as ocorrências mais comuns.

Acidente botrópico: causado por cobras do tipo jararaca: provoca dor, inchaço no local da picada, as vezes com manchas e sangramento. Pode evoluir para uma necrose e causar insuficiência renal.

Acidente laquético: causada pela cobra Surucucu , sintomas semelhantes a o botrópico com vomito, diarreia e queda de pressão.

Acidente crotálico: causado por cascavel, sensação de formigamento, sonolência, sem lesão aparente,  visão turva, dores e urina escura.

Acidente elapídico: causado por coral verdadeira, sem lesões visíveis, visão borrada ou dupla, aspecto sonolento, pálpebras caídas.

Acidente por escorpião: na maioria dos casos só provoca dores intensas, podendo provocar sensação de paralisia, em alguns casos podendo evoluir para sintomas mais graves como parada cardiovascular.

Acidente por aranhas: existem uma grande variedade de aranhas e os sintomas são variados, o mais comum são as dores intensas, contrações musculares, agitação, sudorese, em alguns casos podendo provocar necrose. A preocupação fica por conta de aranhas menores como aranha marrrom, viuvá negra, armadeira, etc.

Acidente com tatauranas e lagartas: a grande maioria das largatas são inofensivas, mas algumas podem provocar envenenamento e causa dores, queimação, inchaço, vermelhidão e outras manchas.

Tratamento

A maioria dos tratamentos relacionados a animais peçonhentos, são feitos por via de soro antiofídico. Sigas os procedimentos e procure atendimento imediato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.