Camadas atmosfera terrestre

A atmosfera terrestre é formada por diversos gases que são retidos devido a força gravitacional que a terra exerce sobre eles. Esses gases ajudam a controlar o efeito estufa e os raios ultravioletas. Sem as camadas da atmosfera seria impossível haver vida na terra. A composição da atmosfera é principalmente formada por nitrogênio, oxigênio, argônio e gás carbônico,  outros gases em pequena quantidade completam a composição.

camadas da atmosfera
Modelo das camadas da atmosfera terrestre. 
(foto: reprodução)

A atmosfera terrestre é divida em cinco camadas, que são definidas de acordo com a altitude e temperatura. Três dessas camadas são tidas como relativamente quente e duas mais frias, elas são dividas em:

Exosfera

A camada mais alta da atmosfera pode chegar a 800 km de distância do chão. A mesma antecede o espaço e desprende as moléculas que vão para o espaço. A temperatura nessa camada pode chegar a 1000° C, formada basicamente de hélio e hidrogênio, é nela onde estão os satélites mais altos.

Termosfera

Essa camada chega a altura de 500 km do solo, também pode alcançar a temperatura de 1000° C, sendo formada de uma grande quantidade de oxigênio solar. Também é nessa camada onde ocorre parte da ação poluente de outros gases, nessa camada se localizam satélites e também  onde ocorre a aurora boreal.

Mesosfera

A camada final da estratosfera da terra, atinge a altitude de 80 km do solo terrestre, essa é a cama mais fria da terra com temperaturas que variam entre -10° e -100°, fato que ocorre pois não há nenhum gás que absorva energia solar.

Estratosfera

É a camada onde está localizada a camada de ozônio, fica acerca de 50 km de altura da terra, as temperaturas nessa camada variam de -5° a -70°. A camada de ozônio nos protege, principalmente, dos raios UV emitida pelo sol.  Nessa camada é onde se encontram os balões de meteorologia e os jatos que conseguem ultrapassar a barreira do som quando estão em ação.

Troposfera

A camada em que o ser humano habita que vai desde o nível do mar até 12 km de altura, nessa camada é onde ocorre a principal ação poluente causado pelo homem e também onde ocorre todo o movimento climático do planeta, nessa camada as temperatura variam entre 40º e -60º, em algumas alturas o frio é mais relevante, como é o caso do monte Everest.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.