Qual a forma de obtenção do carvão vegetal

O carvão é obtido de madeiras ou lenhas retiradas da natureza. Sua produção é realizada em carvoarias encontradas no meio das matas.

Carvão vegetal para aquecedores
Carvão vegetal para aquecedores

Para fabricá-lo – em função de aquecedor – é necessário que a matéria utilizada para sua produção seja carbonizada.

Sua principal finalidade é aquecer churrasqueiras, lareiras e fogões de lenha. Outro modo de utilização do carvão vegetal são em processos medicinais. Práticas conhecidas a milhares de anos no Oriente Médio. São produtos fabricados com madeiras mais moles e que não possuem resinas. Ao contrário da fabricação feita por carbonização para a utilização em aquecedores, para fabricar medicamentos com esse produto é necessário que seja feito uma combustão incompleta da matéria prima.

Através de muitas pesquisas, laboratórios criaram medicamentos – vendidos nas farmácias normais e de manipulação -, em formatos de capsulas para tratamento humano com o carvão vegetal. Esses remédios causam uma redução de gases intestinais, eliminando os desconforto abdominais e intestinais e ajuda a eliminar as toxinas. Também é utilizado em casos de envenenamentos pois sua ação é basicamente imediata. A substância consegue ser absorvida rapidamente e assim ela consegue conter a atuação do composto tóxico ou veneno.

Carvão vegetal em capsulas
Carvão vegetal em capsulas

As pílulas de carvão vegetal são indicadas para pessoas que possuem mau hálito, dor no estômago, diarreias infecciosas, aftas, gases, disenterias hepáticas e intoxicações.

Por possuir muitas finalidades, a extração de vegetação das florestas e matas são cada vez maiores e com isso o desmatamento acontece em processo muito rápido, prejudicando a vida de toda a biodiversidade. Também existem as empresas clandestinas, que retiram as madeiras irregularmente e revendem para grandes empresas.

Mesmo tendo uma excelente utilização aquecedora e medicinal, é necessário que seja respeitado os códigos e as regras de extração de madeira indicados pelo Ministério do Meio Ambiente, pois além de estar cometendo um crime, a pessoa ainda estará fazendo com que espécies de plantas e animais sejam extintas e ainda contribuirá para o avanço do efeito estufa, piorando assim o aquecimento global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.