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Calendário escolar 2013 estado do Rio de Janeiro

Confira a seguir as ultimas notícias sobre o calendário escolar 2013 para o Estado do Rio de Janeiro. Esses dados são muitos importantes tanto para alunos, quanto professores, que desejam se organizar.

     
calendário escolar

Programe-se melhor sabendo o calendário escolar do seu Estado.

O calendário escolar é a forma como se dará o ensino no ano letivo, esse mecanismo organizador é muito importante, tanto para professor, que se alicerça nesses dados para traçar suas metas de ensino, quanto para alunos, que usa desse para se centrar e mensura toda essa etapa do seu caminho escolar. No calendário consta, entre outras coisas dados referentes a dias letivos, feriados, férias, ações extra curriculares, meta geral do curso e conteúdos gerais.

Alguns Estados do país já publicaram o calendário escolar que regerá em suas escolas no ano de 2013, embora o estado do Rio de Janeiro não tenha ainda disponibilizado o contructo em nota oficial, um município da região, Macaé, já disponibilizou para seu corpo docente e discente o planejamento do tempo escolar. Vamos usar deste para tentar figurar como se dará o ensino carioca em 2013.

Segundo o governo de Macaé serão 212 dias lecionados, com aulas iniciando em 18 de Fevereiro, após o fim das tradicionais festividades carnavalescas e encerrando em 19 de Dezembro. Durante esse período, além do ensino tradicional, os alunos participaram de projetos que visão a inclusão e desenvolvimento cultural. O Governo do Rio deve lançar o calendário logo logo, então fique atento nas notícias.

Embora existes os calendários gerais, estes servem apenas de alicerce para a definição do tempo escolar dos instituições, cada escola monta sua grade, de acordo primeiramente com suas necessidades particulares. Desde que essas consigam atingir os objetivos  conteudistas pré-estabelecidos pelo Ministério da Educação.

Essa definição dos calendários tem se tornado uma das mazelas de nossa educação, normalmente, quem institui essa carga horária não esta mergulhado do contexto da sala de aula, indivíduos vindos de outras areas muitas vezes, e mesmo assim julgados capacitados. O resultado disso é uma educação engessada e tradicional, que não consegue formar cidadãos críticos, pensantes e atuantes.

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