Bibliografia pelas Normas ABNT – Exemplos completos mostrando como fazer

Algumas pessoas desconhecem o trabalho da ABNT, Associação de Normas Técnicas (ABNT), que na verdade representa um órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, que também enumera e fornece bases fundamentais para o desenvolvimento tecnológico brasileiro. Fundada em 1940, também é denominada como entidade privada e sem fins lucrativos, de total utilidade pública.

O catálogo de normalização da ABNT é muito amplo, pois realiza a certificação de conformidade de produtos e serviços, afim de garantir a credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados. Entre as normas estabelecidas, está também a padronização de trabalhos acadêmicos, os quais precisam estar e acordo com as delimitações da ABNT e é comumente exigido pelas instituições de ensino.

Existem inúmeras regras a elaboração e montagem do trabalho, desde a fonte utilizada, largura das margens, inserção de ilustrações, corpo do desenvolvimento e etc. Uma importante fração do trabalho está na Referência Bibliográfica, ou Bibliografia, que na verdade apontam as fontes utilizadas para o embasamento correto de todo o trabalho científico e ainda cria-se um fundamentar mais correto sobre tudo o que compõe nos textos.

Portanto a Referência Bibliográfica que e de princípio a base para elaborar o trabalho, deve ser inserida no mesmo em sua finalização, ou seja, no término de todas as informações dispostas no trabalho. É imprescindível inserir as Referências Bibliográficas no trabalho, pois esse elemento é obrigatório de acordo com as normas básicas e precisa estar organizado corretamente, seguindo as ABNT.

Como existem diferentes tipos de fontes, cada uma segue normas específicas.

Confira as referências mais usuais e exemplos:

  • Site da Web: Nome do autor do texto; Título do texto; Endereço eletrônico; Data.

Exemplo: LUSTOSA, Marcos de. Tudo sobre a vida em comunidade. Disponível em: <https://www.fcnoticias.com.br/vida/comunidade.html>.Acesso em: 14 de set. De 2013.

  • Revista: Nome do autor do texto; Título do texto; Editora; Estado; Número; Páginas; Data.

Exemplo: LUSTOSA, Marcos de. Tudo sobre a vida em comunidade. Formosa, Goiás, n. 25, p. 17-23, 14 de setembro de 2013.

  • Livro: Nome do autor do livro; Título do livro; Edição; Estado; Editora; Ano; Páginas.

Exemplo: LUSTOSA, Marcos de. Tudo sobre a vida em comunidade: Socialização. 5 ed. Goiás: Formosa, 2013. p. 55-64.

  • TCC: Nome do autor do trabalho; Título do trabalho; Ano; Definição do trabalho; Nome da instituição; Estado; Ano da apresentação.

Exemplo: LUSTOSA, Marcos de. Tudo sobre a vida em comunidade: Socialização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Faculdade Estadual de Comunicação Social – USP, SÃO PAULO, 2013.

As Referências Bibliográficas são digitadas usando espaço simples entre as linhas e espaço duplo para separar uma referência da outra, assim evita causar dúvidas entre as informações. Também é recomendado não deixar nenhuma referência sem data, em caso de existir o desconhecimento, coloca-se uma data aproximada entre colchetes:[]. Outras regras sobre a inserção correta d a Bibliografia podem ser conferidas no link manual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.