Fc Noticias » Novidades » Como pedir férias ao patrão

Como pedir férias ao patrão

Vem se sentindo sobrecarregado, cansado do trabalho e necessita de uns dias de descanso? Veja dicas neste artigo que ajudarão a fazer com que seu chefe lhe dê as merecidas férias!

     

As atividades profissionais por vezes é muito estressante, principalmente quando somos muito sobrecarregados ou quando a equipe com que trabalhamos não exercem suas funções corretamente e acabamos sendo cobrados por isso. Inúmeros fatores ligados a essa área podem vir a nos deixar com altos níveis de descontrole emocional, o que não é bom nem para o nosso desempenho e muito menos para saúde.

Fora isso, existem ainda os problemas familiares, pessoais e outros inúmeros fatores que podem vir a nos desestabilizar. Quando chegamos nesse ponto, o que mais queremos é tirar férias, mas como solicitá-la para o chefe? Bom, esse processo por vezes se faz um pouco criterioso, mas não impossível.

Veja abaixo algumas dicas que poderão ajudar a convencer seu patrão de que suas férias já se fazem merecidas e que você necessita tirá-la o quanto antes (de acordo com os seus direitos trabalhistas):

Dicas de como pedir férias

Calendário.
(Foto: Reprodução)

Observação: Antes de tudo, é importante ressaltar que o direito as férias só é aquisitivo após 12 meses de serviços prestados do empregado a empresa. O empregador por sua vez é quem se faz responsável por ditar o período em que seu funcionário sairá de férias, mas muitos deles entram em acordo com toda a sua equipe.

» Observe todas as regras da empresa em relação a esse processo e procure obedecer todos eles;

» Não decida querer tirar férias de um dia para o outro. Procure planejar esse direito, de preferência a médio ou longo prazo, visando os prejuízos que isso poderão acarretar para o seu trabalho. Quanto menos acúmulos de serviço possuir e menos falta suas funções fizerem, mais fácil será conseguir uns dias de descanso;

» Escolha um bom dia para falar com o seu chefe, de preferência em um momento que ele esteja desocupado e de bom humor;

» Formule um diálogo passivo e benéfico, mostrando ao seu patrão os seus pontos de vista, suas necessidades, indicando que as férias não irá atrapalhar a empresa e ainda melhorará seu rendimento na sua volta as atividades;

» Caso o seu chefe esteja sempre muito ocupado, redija uma carta formal da solicitação das suas férias.

É essencial estar preparado para tudo, porque na maioria dos casos a petição das férias são aceitas, mas nem sempre isso acontece. Se o seu pedido for negado, mantenha calma e continue desempenhando suas funções com excelência, se preparando para ter uma nova conversa com seu chefe sobre esse assunto um período posterior!

Textos Relacionados:


Quer comentar ?