Aurora boreal: onde tem e como e formada

A aurora boreal é o nome dado a um fenômeno que acontece na região próxima ao polo norte. Esse show de luzes é feito graças aos ventos solares que entram em contato com o campo magnético da Terra, mas também acontecem em outros planetas do sistema solar.

Além da boreal, existe também a aurora austral, é o mesmo efeito, causada pelos mesmos fatores, só que acontece na região próxima ao polo sul.

Em relação as cores, a aurora boreal e austral podem ser de apenas uma cor ou de uma mesclagem de cores. O formato do desenho que elas formam no céu são completamente desconectados uns dos outros, mas estão sempre de acordo com o campo magnético.

A aurora boreal e austral não tem data certa para acontecer – comparadas com os outros fenômenos. Mas astrólogos constataram que esses efeitos luminosos acontecem com mais frequência nos meses de Fevereiro, Março, Abril, Setembro e Outubro.

Os países em que podemos visualizar a aurora boreal com mais frequência são:

* Noruega;

* Alasca;

* Suécia;

Groenlândia;

* Finlândia;

* Islândia;

* Canadá;

* Ilhas Faroe;

* Escócia;

* Rússia.

Curiosidade

O efeito da aurora boreal e austral causam pani nas transmissões de redes de eletrônicos e eletroeletrônicos por causa dos ventos solares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.