Fc Noticias » Estudos » Comportamento do consumidor classe c

Comportamento do consumidor classe c

Continue lendo e conheça mais sobre as características de consumo da nova classe média. A Classe C brasileira experimenta um crescimento acentuado desde 2004, configurando hoje o motor da economia varejista brasileira.

     

Podemos que dizer que numa perspectiva  consumista a classe C é a nova classe média, sendo hoje creditada a ela quase 30% do consumo do país. Para intender essa  rápida emergência é  preciso  trilhar um perfil comportamental desses novos consumidores em potencial e descortinar os fatores que  levam a decisão da compra. Assim é possível conceber, ainda que parcialmente, os ensejos e necessidades do comprador e as adaptações do mercado para atende-las e acolhe-los.

Nas últimas décadas o poder de compra do brasileiro aumentou substancialmente, processo que se acentuou com o plano real no início dos anos noventa e com os avanços na distribuição de renda evidenciados na gestão do presidente Lula, segundo pesquisas hoje se enquadram na classe C cerca de 55% da população, fatia que deve continuar aumentado nos próximos anos. Contudo, a divisão das classes é uma questão conceitual que constantemente gera discussões entre os economistas, muito disso devido as acentuadas diferenças salariais dentro da mesmo grupo. Hoje no Brasil podemos dizer que temos cinco classes delimitadas a partir de analise da similaridade e heterogeneidade entre os indivíduos, e a C fica num patamar intermediário nessas estatísticas.

Classe média -> Compras da Classe C

O crescimento da classe C faz com que os preços dos produtos tornem cada vez mais acessíveis.

A ascensão financeira da classe C também acarreta mudanças na qualidade de vida dos cidadãos, a melhora de renda possibilita explorar novas possibilidades como lazer, educação privada, mostrando também que os avanços suplantam as meras classificações sistemáticas,  inéditas  preocupações e vislumbramentos podem ser notados nas atitudes dos emergentes.

O crescimento da classe C tornou-a o centro das atenções do comércio, produtos que outrora eram exclusivamente pensados para a classe A e B agora vem se tornando cada vez mais acessíveis.A Nova classe média puxa toda uma tendência de consumo, o varejo para acompanhar esse jogo tende a tornar os preços cada vez mais populares. Na prática cada vez mais brasileiros conseguem adquirir casa, carro, assinar TV a cabo, realizar viagens turísticas entre outras coisas.

Um dos mecanismos facilitadores mais acionados pelos consumidores intermediários sem dúvida é cartão de crédito, que permite o comprador suavizar em prestações suas compras, atualmente mais de 50 % da Classe C conta conta com algum tipo de serviço de credito. Maior parte da renda das classes mais baixas ainda está condicionada aos bens de consumo primordiais, como produtos alimentícios, água, luz e aluguel, talvez por isso o parcelamento e o adiamento de dívidas seja tão importante para o aquecimento do mercado.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?