As plantas continuariam a existir se todos os animais morressem

Acredita-se que a evolução de plantas e animais, apesar de terem acontecido  ao mesmo tempo, foram ocorridas e ocasionadas de forma independente. Isso quer dizer que as plantas se desenvolveram por si próprias, tendo como a principal relação de dependência dos animais, o ato de espalhar as sementes. Porém, não necessariamente é preciso que os animais façam esse trabalho.

A dependência maior nessa relação, é consequentemente a dos próprios animais. Se o desaparecimento fosse o das plantas, a estrutura da cadeia alimentar animal com certeza ruiria, pois o animais herbívoros morreriam e consequentemente não havia também alimento para os animais carnívoros que também morreriam.

floresta com folhas e arbustos nos galhos

Analisando a questão mais de perto, veremos que as plantas também dependem dos animais quase que de forma igual. Apesar das plantes sintetizarem o próprio alimento, grande parte delas necessita de relações com colônias de bactérias em suas raízes que produzem nutrientes para que elas se desenvolvam. Outras, aceleram os processos de decomposição, necessários a terra.

A fertilidade do solo dá-se em grande parte pelo material orgânico advindo dos animais que defecam e que morrem todos os dias, garantindo que o solo se enriqueça de nutrientes e muitos outros elementos necessários para a formação do húmus. Há estudos também que comprovam a adaptação de plantas através do tempo as ações de animais, como se elas “soubessem” a existência de outros seres vivos que  assumiriam papéis importantes.

É importante citar também, as muitas espécies de plantas carnívoras que precisam dos animais para sobreviverem – apesar de não completamente -e o eventual sumiço deles ocasionaria um desequilíbrio. Tal desequilíbrio em todos os casos seria evidente, pois até para a reprodução das plantas, os animais são importantes agentes.

Tendo em vista esses motivos, é passível de se acreditar que provavelmente algumas espécies de plantas sucumbiriam e a maioria das demais passariam por um processo de adaptação para sobreviverem nesse “novo mundo” no qual estariam. Em questão de algumas centenas de anos, as espécies poderiam estar já ambientadas de formas diferentes e possivelmente o ambiente ocasionaria o surgimento de outras espécies de animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.