Animais que apresentam fecundação externa

A fecundação externa é dita quando ocorre fora do corpo, isso se dá principalmente em animais aquáticos, que se reproduzem nesse meio. O número de gametas utilizados nesse processo é muito grande, tendo assim um custo energético muito grande.

Nessa fecundação, os gametas femininos e masculinos são jogados na água onde posteriormente os óvulos são fecundados pelos espermatozoides. Nas membranas dos óvulos existem moléculas que são responsáveis por permitir que a fecundação seja possível apenas com espermatozoides que sejam da mesma espécie.

Os animais ditos com fecundação externa correspondem a maioria das espécies marinhas, sendo eles os anfíbios, os peixes, os crustáceos, os moluscos, os equinodermos, entre outros.

A maior vantagem de possuir esse meio de reprodução é conseguir ter um número maior de óvulos produzidos; já as desvantagens correspondem a grande produção de gametas, o pequeno cuidado dos pais com seus filhotes, a dependência do fluxo da água para conduzir os gametas para indivíduos da mesma espécie, os gametas se tornam susceptíveis a predação, entre outros.

Exemplos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.