Sinais que a gravidez vai bem

A gravidez é considerada como uma das melhores fases na vida de uma mulher, justamente porque a mesma terá a oportunidade de gerar uma outra vida. Por ser caracterizada como uma graça, é preciso ter muito cuidado com cada período da gestação, pois em cada mês algo está sendo alterado no organismo para promover o melhor desenvolvimento do bebê.

Embora seja um evento natural da mulher, a gravidez pode apresentar alguns problemas, caso seja afetada por alguns fatores de risco – síndromes hemorrágicas, pré-eclâmpsia, hipertensão arterial, crescimento desproporcional do útero, volume de líquido amniótico, infecções, doença inflamatória pélvica e etc. Para prevenir ou indicar algum dessas complicações, é fundamental fazer o pré-natal, onde são realizados vários exames para acompanhamento da saúde de mãe e bebê.

gravidez saudável
Seguindo as recomendações médicas e manter uma alimentação correta, aumenta as condições saudáveis de uma gravidez.

Além disso, a gestante precisa cuidar também de sua alimentação, pois o que será consumido influenciará na saúde do bebê, tendo a consciência de que mais importante do que a quantidade dos alimentos, é a sua qualidade. Lembrando que o peso ideal deve ser alcançado antes de se engravidar, com ajuda de um plano nutricional, após não é recomendável perder peso, pois pode prejudicar o bebê, podendo aumentar a chance de ocorrer a má formação cerebral e medular.

Para saber se a gravidez está seguindo seu percusso de maneira saudável, faz-se importante realizar os exames de praxe que consiste na ultrassonografia, coleta de material e outros exames laboratoriais. Às vezes, é possível corrigir problemas graves através de intervenções cirúrgicas durante a própria gravidez. Seguindo todas as orientações médicas a gravidez pode ser mais simples do que se imagina.

Apesar de apresentar vários sintomas incômodos, a gravidez não deve ser encarada com um problema de saúde extremo, mas sim uma fase que requer cuidados, pois relaciona duas vidas em um só organismo. Enjoos, dores nas costas, nos seios, excesso de micção, sonolência, náuseas e tonturas, são alguns dos sintomas iniciais da gravidez, aos poucos eles serão substituídos por outros a medida que se passam os meses.

A partir do quinto mês pode-se observar os movimentos do bebê, nesse período já pode ser detectado se o mesmo é menina ou menino através da ecografia. No mês em diante, esse movimentos começarão a ser cada vez mais intensos fazendo com que a parte inferior do ventre fique com uma sensação de dormência. A partir de então, bata controlar a comum ansiedade que sente e esperar pelo momento da vida de uma mãe, o parto de seu filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.