Qual o nome do chapéu australiano típico pelas suas abas largas

O chapéu é um dos acessórios mais antigos utilizados pelo o homem. Desde as remotas origens da Grécia, Egito e até mesmo da Ásia, já existia modelos de chapéu que acabou se estendo até a era moderna europeia. A repercussão desse objeto se tornou tão grande que virou moda em vários países como Inglaterra e França, inúmeros tipos eram utilizados deixando as pessoas mais elegantes e charmosas. Em cada região, foram surgindo modelos que mais expressavam sua cultura e simbologia.

acessório
“Os chapéus existem por causa da necessidade, mesmo que simbólica, de preservar a parte mais nobre do homem: a cabeça, e, portanto, o pensamento”.

Inicialmente o chapéu tinha uma função prática, serviam para a proteção de soldados em batalhas, contra as mudanças climáticas – calor, vento, frio e etc. Após os séculos XIX e XX, o acessório se transformou em um símbolo de valor social e cultural, influenciando as normas de comunicação ao representar uma nova perspectiva do mundo.

Dentre os variados chapéus existente no mundo, pode se encontrar os chapéus australianos, que aliás são muito conhecidos no mundo inteiro. Sua maior características são as abas largas com dobra direcionada para cima no dois lados, podendo ter ou não uma fixação feita com botão de pressão, e ainda tem uma pequena corda pendurada abaixo do pescoço.

Considerado um símbolo nacional, o chapéu australiana também é chamado Akubra Australiano, cujo estilo é representado constantemente por caçadores, vaqueiros, agricultores, entre outros. A utilidade maior é se proteger contra o clima seco e quente da região australiana.

O nome akubra tem origens do dialeto aborígene, respectivo da população nativa da Austrália, a palavra então poderia estar designando “a cobertura para a cabeça”. Esse nome também foi utilizado por uma empresa de chapéus criando então uma marca específica para o chapéu australiano que comercialmente foi lançado no ano de 1912.

acessório para a cabeça
Dica: Acesse o site e conheça vários tipos de chapéu australiano – http://www.akubra.com.au.

No mercado atual é possível encontrar modelos com mais de 100 estilos e 44 cores, tudo para disseminar ainda mais o popular acessório e agradar preferências individuais.

Em algumas escolas, o uso é quase unânime entre as crianças que utilizam para complementar o uniforme e se protegerem do sol. Muitos turistas compram e aderem a moda como forma de absorver a cultura local.

O chapéu akubra é fabricado em couro e revestido com forro de seda, garantindo a durabilidade, conforto e qualidade do acessório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.