Parasitas de peixes de água doce

São ditos parasitas os organismos que precisam de outros seres para retirarem o seu alimento. Eles normalmente prejudicam o organismo do hospedeiro causando doenças infecciosas (nos animais) e grandes infestações (nas plantas). Alguns deles não transpassam efeitos nenhum , já outros podem causar até mesmo a morte, tal como as bactérias patogênicas e os vírus.

Quando o parasitismo acontece em certos animais, pode causar a redução e até mesmo o desaparecimento de alguns órgãos, atingindo com mais frequência os órgãos reprodutores e os alimentares.

Parasitas de peixes de água doce 

Ichthyophthirius multifillis

São protozoários ciliados, visíveis a olho nu em sua idade avançada, medindo cerca de 1 mm. Esse parasita causa a doença dos pontos brancos, também chamada de Íctio. Costuma atingir os peixes mais fracos, com mais frequência nos períodos em que as temperaturas estão mais baixas.

Anfíbio com Íctio
Peixe com a doença dos pontos brancos.
(Foto: Reprodução)

Costia pyriformis e Costia necatrix

Ambos parasitas afetam os peixes, sendo que o pyriformis infesta as brânquias e o corpo e o necatrix apenas o corpo. Costumam causar nos animais muita coceira, aparência apática, perda de apetite, ramificações avermelhadas nas barbatanas, turvação na pele e em casos mais graves a sua destruição gradativa, com feridas e sangramentos.

Peixe com a doença Costia
Peixe com Cotia e aparência apática.
(Foto: Reprodução)

Oodinium limnecticum

Esse parasita é um protozoário com forma cística. Ele causa nos peixes a doença chamada de Íctio-veludo, ou doença da ferrugem ou doença da poeria dourada. Afetam com mais frequência os peixes mais novos e alevinos, causando lesões na pele e obstruções branquiais. Essa enfermidade é considerada contagiosa e representa grande perigo aos animais. Seus principais sintomas são manchas brancas, lesões na pele, nas branquias e nadadeiras com aparência de veludo com a cor dourada ou amarelada, emagrecimento e excitação.

Doença  Íctio-veludo em peixe de água doce
Íctio-veludo na nadadeira do peixe.
(Foto: Reprodução)

Pseudomonas fluorescens, Aeromonas liquefasciens, Mycobacterium sp., Myxobacterias Cytophaga columnaris, Saprolegnia e Achyla

Todos esses parasitas são prejudiciais aos peixes. Eles causam a podridão das nadadeiras desses animais, que se torna difícil de regredir devido a invasão dos mesmos para a corrente sanguínea e septicemia.

Peixe dourado com as nadadeiras escuras e podres.
Peixe com podridão das nadadeiras.
(Foto: Reprodução)

Phylum Arthropoda: Subphylum Crustacea, Class Maxillopoda, Subclass Branchiura, Order Argulidea e Argulus sp

A doença causada por esses parasitas é a Argulose, ainda dita como piolho de peixe. Ela acontece com mais frequência e piscinas ornamentais do que nos rios de água doce mas acomete todos os peixes dessa região. Os seus principais sintomas são irritações cutâneas com avermelhamentos e muita descamação no local onde os parasitas se hospedam.

Argulose na nadadeira do peixe
Piolho de peixe em sua nadadeira.
(Foto: Reprodução)

Hexamita

Esse parasita é um protozoário. Causa uma doença que faz um buraco na cabeça do peixe. Seus principais sintomas são perda de apetite, emagrecimento, frequentemente escurecimento das cores dos discos, fezes esbranquiçadas, “gelatinosas” e finas. Com o tempo, o parasita afeta tanto o disco que consegue ir abrindo pouco a pouco um buraco na cabeça do animal.

Peixe com Hexamita
Peixe com buracos na região da cabeça.
(Foto: Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.