Tudo sobre Mitose: Etapas, Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase

A células precisam se reproduzir para dar origem a novas células, a Mitose consiste no processo de divisão celular pelo qual a célula eucarionte se duplica dando origem duas novas células com material genético idêntico entre si (exceto em casos de anomalia acidental). Essa forma de reprodução  ocorre em todos os seres vivos, inclusive em seres unicelulares que na maioria das  vezes é a principal ou única maneira desses se multiplicarem.

Mitose

A Mitose pode ser divida em diferentes etapas, que podem ser agrupadas em dois momentos principais, o primeiro consiste na formação de dois núcleos, em seguida se dá a divisão citoplasmática. Cada célula incia-se com um material genético  (2n) em seguida multiplica-se o material genético para depois disso dá-se-a formação das células filhas propriamente dita.

Etapas

O processo de duplicação é teleologicamente continuo, contudo convencionalmente o dividimos para uma analise pormenorizada de todo o procedimento, são quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.

Mitose ciclo da divisão celular.
ciclo da divisão celular

Prófase 

Podemos entende-la como uma fase introdutória para o processo, onde uma série de processos intrínsecos a interfase ( espaço que ocorre entre fim e o início de uma nova duplicação), nesse período a cromatina que outrora se encontrava desorganizada passa pela espiralização ou condensação como é mais conhecido.  Paralisação das potencialidade sintetizadoras, pois o nucléolo desaparece e carioteca ( membrana que envolve o núcleo) se rompe. Os centríolo se duplica e se direciona para extremidades opostas da célula isso causado pela redução das fibras do fuso.

Metáfase

Nesse momento se registra a condensação cromossômica mais intensa formando o que é conhecido como placa equatorial e a conexão das fibras de fuso aos centrômeros.

Anáfase

É nessa fase que se dá a separação e migração das cromátides para as extremidades opostas das células, isso ocorre graças ao encurtamento dos microtúbulos.

Telófase 

Esta é a fase final da mitose, nesse momento começa a haver o descondensamento da cromatina, o restabelecimento dos nucléolos e da carioteca e por fim a  citocinese, divisão idêntica do citoplasma entre as duas células filhas. Concluída a Telófase o ciclo se retorna a Interfase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.