Sistema nervoso central e Periférico

Funções e singularidades do sistema nervoso central e periférico.
Diferença entre o SNC e o SNP.

O sistema nervos (SN) é muito importante para os seres vivos. É responsável por coordenar e monitorar a atividade dos músculos, a movimentação dos órgãos, além de construir, iniciar e finalizar os estímulos dos sentidos. Os dois mais importantes integrantes do SN são os nervos e os neurônios, pois ajudam a controlar a coordenação motora de toda a estrutura corporal. Todas as suas reações e estímulos se dão de acordo com o meio em que o ser vivente se encontra.

Observando a  parte geral, o SN é dividido em duas partes: o sistema nervoso central SNC (a área mais importante de todo o cérebro) e o sistema nervoso periférico SNP (se encontra na parte externa do SNC, mas também desempenha importantes funções).

Sistema nervoso central

O SNC é essencial para o funcionamento de todo o organismo. É protegido por uma barreira hematoencefálica que consegue protege-lo proporcionando ao mesmo tempo a função metabólica normal de todo o cérebro. Os seus principais componentes são:

» Bulbo ou Medula oblonga: é considerado como o centro vital do organismo, responsável por proporcionar a respiração, a transmissão de informações sensoriais, motoras e ainda está relacionado com os os reflexos cardiovasculares.

» Cérebro: é um dos órgãos mais importantes de todo o corpo, responsável por desenvolver quase todas as funções do organismo, tal como os movimentos o corpo que precisa de uma coordenação, grande parte do corpo ou a recepção de informações visuais nos vertebrados. A sua proteção se dá pelas meninges: aracnóide, dura máter e pia-máter. Na sua estrutura podemos encontrar ainda o encéfalo.

» Cerebelo: é responsável pelo controle motor dos seres vivos e, em alguns pontos, da coordenação sensorial do corpo. Sua organização é basicamente a mesma entre todos os vertebrados, se singularizando apenas no grau de enrugamento e no número de células.

» Medula espinhal: se trata dos centros dos arcos flexos, onde a sua organização se dá através de segmentos, tal como a área cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral. Essa região consegue agir de forma independente ou por comandos do SNC.

» Ponte: tem como a sua principal função transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral, realizando assim a conexão com centros hierarquicamente superiores. Existem três tipos de córtex: o motor (responsável pelas ações voluntárias do organismo); o sensorial (que coordena os estímulos vindos de várias partes do SN); e o de associação (relacionado com o armazenamento de toda a memória).

Sistema nervoso periférico

O SNP é constituído por nervos, gânglios nervosos e alguns órgãos terminais. Seus nervos se dividem em:

  • » Nervos Motores: que conduzem o impulso codificado no encéfalo até chegar ao órgão efetor;
  • » Nervos Sensitivos: responsáveis por transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até o SNC;
  • » Nervos Mistos: possui as funções dos nervos motores e sensitivos, desempenhando-os ao mesmo tempo.

Todo o SNP é dividido em:

» Sistema nervoso autônomo: responsável pelos movimentos involuntários dos músculos, do sistema respiratório e endócrino. É separado por áreas simpáticas e parassimpáticas, onde ambas tem funções antagônicas sobre a outra. A sua maior parte é controlada pelo SNC, mesmo sendo encontrado no SNP.

» Sistema nervoso voluntário: responsável pelos movimentos voluntários do corpo que se dão através dos neurônios que levam as informações do SPC para os músculos esqueléticos, fazendo com que eles se inervem de forma direta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.