Semana de Arte Moderna de 1922 resumo

Características do modernismo em relação a Semana de Arte Moderna de 1922
Semana de Arte Moderna 1922.
(Foto: Reprodução)

A Semana de Arte Moderna foi o momento que inaugurou o movimento cultural do Brasil. Esse importante acontecimento ocorreu no Teatro Municipal da cidade de São Paulo, entre os dias 11 à 18 de Fevereiro no ano de 1922. As amostras que haviam no local tinham como objetivo mostrar as novas tendências da Europa. O grande idealizador desse evento foi o pintor Di Cavalcanti.

Devido as essas novas formas de expressão utilizadas em relação a sua exposição de artes plásticas, poesia e música, a elite paulista definiu esse evento artístico como conservador. A principal proposta dessa exposição para os modernistas era inovar, transformar os contextos artísticos da época e criar uma arte que fosse a cara do Brasil.

As novas linguagens abordadas fez com que os intelectuais brasileiros se vissem em um momento que precisavam abandonar os valores estéticos que possuíam anteriormente. Dessa forma, eles dariam lugar ao novo estilo que estava nascendo no país. A área mais explorada dentro de ambos contextos foi a literatura, com mais relevância dentro da poesia.

Principais artistas modernistas

  • » Oswald de Andrade (escritor);
  • » Manuel Bandeira (escritor);
  • » Guilherme de Almeida (escritor);
  • » Heitor Villa-Lobos (compositor);
  • » Mário de andrade (escritor);
  • » Anita Malfatti (pintora);
  • » Víctor Brecheret (escultor).

As obras de Anita Mafaltti eram influenciadas pelo expressionismo, cubismo e futurismo no ano de 1917. Toda a população ficou escandalizada na época, fazendo com que a artista fosse alvo de críticas, principalmente de Monteiro Lobato.

Essa grande expansão de idéias dentro da Semana de Arte Moderna foi muito apreciada no século XX. Todos os artistas desse período conseguiram criar a sua própria identidade, juntamente com a liberdade de expressão. Alguns indivíduos da sociedade interpretaram esses conceitos com muita insatisfação e incompreensão.

Uma das primeiras apresentações desse movimento foi o poema “Os Sapos” de Manoel Bandeira, onde o ilustre escritor foi vaiado e desaprovado por quase toda a platéia que o assistia.

Mesmo com muitas críticas, a Semana de Arte Moderna conseguiu aos poucos conquistar o seu espaço dentro da sociedade. Com o tempo, esse grande movimento modernista se expandiu por diversas divulgações da Revista Klaxon, da Revista Antropofágica e pelos movimentos Grupo da Anta, Verde-Amarelismo, Movimento Pau-Brasil e pelo Movimento Antropofágico.

Qualquer tipo de movimento novo rompe os padrões com seu modelo artístico anterior, seja ele caracterizado por expressões literais, poéticas, culturísticas, entre outros. Nem sempre essa transformação é bem aceita pela sociedade, tal como o Modernismo, que chocou todo o povo brasileiro e seus críticos, por modificar completamente a estética européia tradicional que muitos eram acostumados a presenciar.

Portanto, a principal finalidade da Semana de Arte Moderna foi romper os laços artísticos das características europeias para dar inicio as criações, a essencialidade da cultura própria do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.