Pode engravidar se esquecer de tomar um dia o anticoncepcional

O anticoncepcional é um dos contraceptivos encontrados no mercado para evitar que a mulher engravide. A escolha dele deve ser realizada junto a um ginecologista pois o organismo de todas as mulheres são diferentes, a quantidade de hormônio varia de um para o outro e por isso esse acompanhamento é necessário.

Escolha uma hora do dia

O anticoncepcional deve ser tomado diariamente, de preferência no mesmo horário. Caso haja esquecimento é necessário que a mulher fique atenta.

Esquecer de tomar a pílula um dia é um pequeno deslize, mesmo o risco sendo menor, há uma pequena chance de que a mulher engravide, principalmente se ela tiver relações sem camisinha nos próximos 7 dias. 

12 Horas de Atraso

Quando o esquecimento acontece num prazo de 12 horas ele pode ser tomado sem nenhum problema e não possui risco de gravidez, sendo que se a mulher costuma tomar o anticoncepcional ás 8 horas da manhã e ela não lembrar, ela poderá tomá-lo as 20 horas da noite sem nenhum problema.

Se a mulher não recordar de tomar a pílula num prazo maior que 12 horas, ela terá que se atentar aos próximos dias para não engravidar.

Quando isso acontece e a cartela ainda tem 7 pílulas ou menos que isso, o risco de engravidar é menor. A mulher deverá tomar o comprimido que esqueceu no dia posterior até acabar com a cartela, mas terá que começar a próxima sem dar o intervalo para a menstruação descer. Somente assim e com o uso de camisinha ela estará prevenida.

Esquecer de tomar o anticoncepcional pode engravidar.

No caso da cartela ter mais que 7 comprimidos o risco de engravidar é maior. A mulher deverá abandonar o uso dessa cartela e esperar que a menstruação desça e somente após esse processo ela deverá começar a voltar a tomar uma nova cartela.

Proteção

A melhor forma de prevenir o risco de uma gravidez para as mulheres que possuem uma vida sexual ativa é usar a camisinha junto ao uso do anticoncepcional, e com isso ainda poderá evitar o contágio com diversas doenças transmissíveis.

Caso você tenha tido relações sem camisinha, procure um médico ou faça o teste de farmácia ou de sangue para eliminar a dúvida. A chance é pequena, mas não é descartada.

Dicas

* Coloque a cartela próximo a algo que você mexa todos os dias basicamente no mesmo horário pois assim lembrará de tomá-la;

* Coloque o celular ou um despertador que avise a hora de tomar a drágea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.