Perigo de engravidar durante a amamentação

Muitas mulheres tem dúvida quando o assunto é sobre gravidez. Muitas questionam se existe alguma possibilidade de engravidar enquanto está amamentando e se isso indica algum perigo a sua saúde ou a do bebê. Pesquisas afirmam que elas podem sim engravidar durante esse período, mas que suas possibilidades são bem menores e que pequenos riscos podem vir a acontecer em algumas gestações.

As mulheres que amamentam ficam menos férteis durante esse período, principalmente quando a alimentação é feita exclusivamente com o leite materno. Nestes casos, há apenas  2% de chance de engravidar durante os seis primeiros meses de vida do bebê recém nascido.

Risco de amamentar estando grávida.
Mãe amamentando o seu filho.
(Foto: Reprodução)

Seis meses após o parto, a menstruação começa a descer de maneira irregular, sendo mais frequente quando a mulher começa a desmamar a criança.  A probabilidade dela engravidar é maior.

Ginecologistas e obstetras indicam que as mulheres comecem a tomar a pílula anticoncepcional 15 dias após o parto, pois muitas delas pensam que a amamentação funciona como um método contraceptivo, mas isso não é verdade. Também é  importante que quando as relações sexuais voltarem a acontecer, o preservativo deve ser utilizado.

Cuidado

Caso você esteja amamentando outro bebê e deseja engravidar ou já esteja grávida, tenha mais atenção em cuidar da sua nova gestação, pois a amamentação pode propiciar contrações no útero que posteriormente pode vir a prejudicar o desenvolvimento do feto que está ou irá se desenvolver. Nestes casos, o acompanhamento obstétrico e as consultas do pré-natal devem ser ainda mais frequentes para que nada aconteça com o bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.