Pequeno resumo da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial teve início devido ao aparecimento de governos militaristas e expansionistas na Europa no ano de 1930. Sua duração foi de aproximadamente 6 anos – entre 1939 a 1945. Esse conflito abrangeu todo o mundo, principalmente os países que eram denominados como potência na época.

O conflito bélico colocou em confronto os Aliados e as Potências do Eixo. O seu primeiro embate foi no dia 01 de Setembro de 1939, com a invasão da Polônia por membros da Alemanha e as consideradas subsequentes declarações da guerra francesa e da Grã-Bretanha. Todos os embates se estenderam até o dia 02 de Setembro de 1945.

Segunda Guerra Mundial. (Foto: Reprodução)
Segunda Guerra Mundial.
(Foto: Reprodução)

Mais de 100 milhões de militares participaram da Segunda Guerra Mundial, cerca de 70 milhões deles morreram nos conflitos que aconteceram durante toda a guerra, sendo a maior parte deles de origem civil. Esse acontecimento é considerado até hoje como o maior sangramento mundial da história de toda a humanidade.

Os principais países Aliados foram: os EUA, a Grã-Bretanha, a URSS e a França; e os principais países do Eixo foram: a Alemanha, a Itália e o Japão.

A Segunda Guerra só teve fim após os países do Eixo se renderem aos Aliados. Em decorrência desse grande acontecimento, foi criado a ONU (Organização das Nações Unidas). Logo após, veio ainda a Guerra Fria, batalha travada entre os EUA e a URSS, que disputavam a potencialização mundial. Outro fator bastante importante que aconteceu nesse período pós-guerra foi a aceleração do processo de descolonização da Ásia e da África.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.