O que significa educação popular em saúde

A educação popular é o método de educação que se utiliza do conhecimento prévio da realidade para educar o cidadão em um olhar crítico sobre a sociedade e a comunidade no qual se encontra. Esse método estimula o diálogo e a participação da comunidade em todo o processo escolar. A educação popular torna a escola um local comum à comunidade, criando uma relação entre moradores e propagadores do conhecimento.

educação popular na saúde
Saúde e educação popular
(Foto: Reprodução)

Para utilizar a saúde,permeando a educação popular, é preciso divulgar os cuidados do próprio setor que é um ato extremamente vantajoso. Com a educação popular o conhecimento não fica restrito apenas aos  estudantes de uma determinada instituição de ensino, mas também faria presente no cotidiano da comunidade. Tal prática não seria apenas útil à propagação dos programas de saúde e prevenções, mas traria um diálogo direto entre a população e o sistema de saúde.

 Unindo os dois setores, educação e saúde, além de serem eficientes podem elaborar propostas de maneira parcial com a população para serem levadas ao governo sobre o peso de uma pressão popular. Paulo Freire foi o maior apoiador da educação e queria ver uma comunidade ativa no ambiente escolar.

 Unir saúde e educação além de facilitar o processo de aprendizagem sobre a saúde,  proporciona um ambiente político na comunidade. É uma forma de inclusão de vários setores ligados, não apenas saúde e educação, mas temos estes dois como pilares para viver em uma sociedade justa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.