Fc Noticias » Estudos » Modelo de Carta formal e informal com exemplos

Modelo de Carta formal e informal com exemplos

Embora exijam hoje diversos meios de comunicação, as cartas não obsoletas e podem ser necessária em diferentes situações. Conheça a seguir algumas delas e aprenda a redigir uma carta de acordo com as configurações convencionais.

     

A era da internet em que vivemos nos permite estabelecer canais de comunicação muito rápidos e eficientes, mesmo assim em algumas situações cotidianas nos exige comunicar via papel, e é ai que entram as cartas. Nesse tocante dividimos as cartas em duas categorias, a formal, documento oficial geralmente utilizada quando há envolvimento de alguma empresa ou órgão público; as cartas informais, recomendadas para a emissão de mensagens para familiares, amigos ou conjugues. Conforme cada situação se delimita as configuração e regras de linguagem que  ela obedecerá.

Tipos e modelos de cartas

A carta figura como  meio tradicional de comunicação, que em alguns casos pode ser essencial

Carta Formal 

➭ A carta formal deve iniciar sempre com o cabeçalho que deve conter seu nome e endereço na porção superior esquerda da página,

➭ Logo abaixo no canto direito coloque as informações do destinatário, contendo também nome ( antecedido por pronome de tratamento)  e o  logradouro,

➭ Em seguida coloque o local e a data que a carta está sendo emitida(direita),

➭Agora iremos começar deferir o corpo da carta, abrindo o texto novamente usando o pronome de tratamento, o deve ser escrito em linguagem forma e sem reducionismo.

➭ No fechamento continue em um tom formal agradecendo a atenção do leitor ao seu discurso e também prestando-lhe comprimentos.

➭ Para finalizar assine-a no rodapé direito do documento.

Exemplo:

Paulo Augusto Filho

Rua Cândido Amaral, 000

00000-000, Setor Comercial Sul, Brasília DF

Telefone:(00) 0000-0000

Exmo. Senhor,

Dr. Carlo de Dias Magalhães,

Rua dos Trejeitos, Setor São José, Goiânia Goiás

Brasília, 01 de Abril de 2013.

 Exmo. Senhor,

Tenho informações de que V. Ex. Abriu processo seletivo para cargos na area de Gestão Empresarial, venho através desta candidatar-me, lhe enviando também o meu Curriculum Vitae, em separado.

 Agradeço desde já a atenção e dedico a V. Ex. Meus agradecimentos.

Paulo Augusto Filho

Carta Informal 

➭ O cabeçalho deve iniciar contendo a data e o local do remetente, contido no canto superior esquerdo da carta

➭ Em seguida na saudação inicial, sinta se livre para utilizar o tratamento que julgar cabível,

➭ O corpo da carta não é balizado por nenhuma estruturação, podendo seguir a linguagem coloquial e tratar de assuntos diversos.

➭ No fechamento a saudação deixa também margem para as preferências do emissor, geralmente se usa demonstrações de afeto e cumprimentos simples, que aproximem os envolvidos no diálogo.

 Exemplo:

Brasília, 01 de Abril de 2013

Querida Mãe

Escrevo essa carta para lhe informa que minha estádia aqui em Brasília está sendo ótima, estou ampliando meus horizontes, conhecendo novos lugares e tendo experiências inéditas.

Contudo, uma proposta de emprego interessante surgiu para mim em Goiânia, e pelo que tudo indica o destino me levará até lá. Estou com muitas saudades da senhora e todos meus entes, e não tarda a hora que irei visitá-la.

Beijos do seu filho que te ama

Paulo Augusto Filho

Textos Relacionados:


Quer comentar ?