Lugares turísticos na Bahia

A Bahia é um dos estados que compõem a região brasileira. Se localiza próximo aos estados do Goiás, Tocantins, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas e Espirito Santo. Seu litoral é banhado pelo Oceano Atlântico e possui uma das maiores costas do país.

Localizada na região nordestina, a Bahia tem por capital de seu estado um dos principais pólos turísticos do Brasil, a cidade de Salvador.

Seu clima tem por variações entre o tropical e o semi-árido, dependendo da localidade da região do estado. Suas principais atividades econômicas estão relacionadas entre a sua agricultora, mineração, pecuária, indústria, comércio e turismo.

As principais cidades do estado são Salvador, Ilhéus, Jequié, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista, Camaçari, Porto Seguro e Juazeiro. A maior parte da sua população são pardos, por causa da relação entre os vários povos.

A cultura desse estado é totalmente rica e por esse fator chama a atenção de muitos turistas, de todo o mundo.

Principais pontos turísticos da Bahia

Museu Afro-brasileiro: inaugurado em 1982, por representantes da raça e pelo governo do estado para promover a divulgação dos temas afrodescendentes, defender, proteger e estudar toda essa cultura mestiça.

Museu Afro-brasileiro

 

 

 

 

 

 

 

Fundação Casa de Jorge Amado: local que se instala em um casarão, onde pode ser visualizada toda a obra de Jorge Amado, de Zélia Gattai e toda a literatura baiana já publicada. Nesse espaço é permitido a visitação de pessoas, pesquisas documentárias e proporciona inúmeras palestras sobre o seu acervo cultural.

Fundação Casa de Jorge Amado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elevador Lacerda: inaugurado em 1873, esse foi o primeiro elevador urbano do mundo e o mais alto existente em toda a Terra. Faz o transporte de inúmeras pessoas diariamente entre alguns pontos da região. Por ser tão alto, é simplesmente magnifica a vista que ele proporciona e é um dos principais cartões postais do estado baiano.

Elevador Lacerda

 

 

 

 

 

 

 

Farol da Barra: também é conhecido como Farol de Santo Antônio. As visitas a esse monumento, podem ser feitas apenas aos domingos. A luz do farol é ascendida ao entardecer e é desligada apenas ao raiar do sol. Proporciona uma linda vista, além de ser muito bonita toda a sua estrutura.

Farol da Barra

 

 

 

 

 

 

 

Pelourinho: um dos bairros do estado, localizado no centro histórico, onde possui toda uma arquitetura barroca em suas construções. É um dos lugares mais frequentados do estado por seus turistas e é um dos principais chamativos bairros em época de carnaval.

Pelourinho

 

 

 

 

 

 

Mercado Modelo: estrutura que se encontra na área comerciante da região, onde abriga mais de trezentas lojinhas de vendas de artesanatos, lembrancinhas e recordações da cidade. Também possui um excelente restaurante que reflete em toda a culinária baiana. Além disso, fica bem próximo ao elevador Lacerda e a Baía de Todos os Santos.

Mercado Modelo

 

 

 

 

 

 

 

Igreja do Nosso Senhor do Bonfim: um dos principais monumentos de fé catolicista encontrada na região desse estado. Move milhões de fiéis todos os anos para a sua estrutura em prática de destinar a palavra de Deus.

Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

 

 

 

 

 

 

 

Parque das Dunas: local protegido pela UNIDUNAS, órgão responsável pela preservação do ambiente desse lugar. Possui imensas dunas e restingas. É um lugar maravilhoso, proporciona lindas paisagens e muitas emoções para quem gosta de estar em contato com a natureza.

Parque das Dunas

 

 

 

 

 

 

Principais praias do estado

Comidas típicas

As comidas típicas da região são deliciosas. Os temperos são um pouco fortes mas possuem uma grande qualidade. A maioria dos lugares que vendem alimentos e refeições são repletos de baianas, o que faz todo o ambiente ser ainda mais agradável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.