Lista de instrumentos de sopro

Todos os instrumentos musicais utilizados são classificados de acordo com o som e também a forma como são feitos e utilizados. Entre todos estão os denominados instrumento de sopro, cujo o som é produzido pela emissão de ar dentro de um determinado tubo. A altura do som varia de acordo com o tamanho e também da temperatura do tubo, a qual pode ser facilmente regulada através da abertura ou do fechamento dos orifícios existentes ao longo de sua estrutura.

Os instrumentos de sopro podem ser feitos de madeira ou de metal, sendo que alguns forma criados a muitos anos e outros ao longo dos esclarecimentos do próprio homem com as vertentes musicais. Por existirem inúmeros tipos, os instrumentos são utilizados de acordo com o estilo musical praticado. Entre os primeiros criados está a flauta tradicionalmente incluído no grupo das madeiras, mas que atualmente tem sido feita em material de metal.

A mesma ainda pode ser dividia em dois diferentes tipos, distinta em estrutura e utilidade. Entre os metais, pode-se incluir a trompa, o trombone, o trompete, o saxofone e a tuba. Em uma classificação mais à parte, está o órgão, um tipo de instrumento de sopro e ao mesmo de teclas, por causa do teclado embutida, tornando-se uma estrutura muito complexa. No entanto é classificado como instrumento de sopro, porque possui tubos e o som é produzido pelo movimento do ar do seu interior.

Os diferentes sons são obtidos de acordo com o comprimento da coluna de ar movimentado no instrumento. Confira a lista de todos os instrumentos de sopro comumente utilizados em orquestras , bandas e grupos musicais:

Fagote – Enorme tubo revestido de chaves prateadas.

Fagote
Fagote

 

Saxofone – Constitui-se de um tubo cônico com orifícios controlados por chaves, que permitem a produção dos diferentes sons do registro do instrumento.

Saxofone
Saxofone

Dividindo-se em 7 tipos:

  • sopranino – afinado em mi bemol;
  • soprano – afinado em si bemol;
  • contralto – afinado em mi bemol;
  • tenor – afinado em si bemol;
  • barítono – afinado em mi bemol;
  • baixo – afinado em si bemol;
  • contrabaixo – afinado em mi bemol.

 

Clarinete – Tubo cilíndrico dividido em 4 partes – pavilhão, corpo inferior, corpo superior e barrilete.

Clarinete
Clarinete

 

Trompete – Tubo cilíndrico recurvado sobre si mesmo, em cujas extremidades ficam o pavilhão e o bocal.

Trompete
Trompete

 

Trompa – Longo tubo cilíndrico de 2 metros, recurvado sobre si mesmo numa espiral de duas voltas. Na extremidade mais estreita, está o bocal, na outra o pavilhão.

Trompa
Trompa

 

Flauta transversal – Soprada lateralmente, possui um bocal que equilibra a afinação e corpo e o pé contêm orifícios e chaves.

Flauta transversal
Flauta transversal

 

Flauta doce – Formada conforme o comprimento do tubo sonoro, desde a sopranino, no agudo, até a grave ou baixa.

Flauta doce
Flauta doce

 

Trombone – Formado por dois tubos paralelos, presos um ao outro, é feito em 3 tamanhos – tenor, contralto e baixo.

Trombone
Trombone

Tuba – Tubo cilíndrico, recurvado sobre si mesmo, com som controlado por válvulas ou pistões, cujo número varia de 3 a 5.

Tuba
Tuba

 

Órgão – Apesar de estar incluído na categoria de sopros, o mesmo distingue-se por causa de sua estrutura especial, onde reúne tubos, teclados e pedais.

Órgão
Órgão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.