Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne

O Cubismo foi um movimento iniciado nas artes em meados do século XX, tendo como característica principal representar as formas da natureza a partir de figuras geométricas, rompendo com o padrão realistas, que visava uma verossimilhança com a imagem real,  tendência que dominou o mundo das artes desde o Renascimento. O Cubismo iniciou-se nas artes plásticas tendo como inaugurador de mais renome Pablo Picasso e Georges Braque, tendo depois se expandido para o campo literário.

Cézanne
Paul Cézanne, Os Jogadores de Cartas, óleo sobre tela, 1890-1892

Embora Picasso seja conhecido como o pioneiro do Cubismo com a obra de 1907 “Pes demoiselles d’Avignon”, baseado nas mascaras africanas, historicamente o movimento teve seu cerne na pintura de Paul Cézanne. Cézanne foi um pintor pós-impressionista de nacionalidade francesa que forneceu um arcabouço de concepções para transição entre o Impressionismo e o Cubismo.

Paul Cézanne nasceu em de 19 de Janeiro 1839 na cidade de Aix-en-Provence e faleceu também nesse mesmo município aos 67 anos, em 22 de outubro de 1906. Iniciou seus estudos em desenhos ali mesmo, em 1846 na Academia de Desenho de Aix, em 1852 entrou para o Collège Bourbon, é teve uma grande aproximação com Emile Zola. Em 1861 vai a Paris afim de dar prosseguimento a seus estudos no área da pintura, contudo é rejeitado pela Escola de Belas Artes. Depois de um rápido re retorno a sua cidade, volta novamente a capital francesa, dessa vez passa a conhecer pessoalmente figuras como Monet, Renoir e Sisley.

Em um primeiro momento Cézanne se dedica a temas e estilos próprios da escola romântica, principalmente influenciado por Delacroixm, passou a empregar traços mais brutais em sua obra e distorções. Em 1873 começa a beber na fonte de Pisarro e inicia sua trajetória no impressionismo. Passou por um período de isolamento devido a crítica rechaçar suas obras. Esse momento de solidão serviu como uma manjedoura para o florescimento de novas perspectivas em sua postura artística marcada pela modificação das leis convencionais. Segundo sua ótica a natureza deveria ser retratada pelas suas formas fundamentais, todos os seus elementos eram transmutados em unidades de composição, reduzidos a cones, cilindros e esferas, em diferentes planos e volumes, sua arte está fomentada essencialmente na mentalidade.

De maneira geral o cubismo apresenta objetos da forma com que eles são construídos em nosso pensamento, a figura apresenta um único plano é todos os contidos neste, ignora os contornos. É importante destacar que jamais rompe com princípio da realidade das formas, assim não transpõe a fronteira da abstração. As Pinturas desse movimento remetem, em sua maioria, retratos e a natureza morta.

Braque
Georges Braque, Homem com Violão, óleo sobre tela 1911-1912

De acordo com a evolução podemos destacar três etapas principais, a primeira compreende o Cubismo Cézanneano que vai de 1907 a 1909, caracterizado como o nome já insinua pelas obras de Cézanne; em seguida emerge a fase analítica ou hermenêutica, que vai de 1909 a 1912, marcada pela pintura de Picasso e Braque, que propõe uma desestruturação e fraguimentação total do objeto e redução das cores empregadas ao castanho, o cinza e o bege; por último, o Cubismo Sintético que reage a esse descaracterização exacerbada do objeto e propõe tornar as figuras novamente perceptíveis, mas não pode ser confundido com um retorno ao realismo, é característico desse momento o uso de figuras e elementos externos na obra, o que creditou a essa fase também a alcunha colagem.

Picasso
Pablo Picasso, Guérnica, olho sobre Tela, 1937

Os principais nomes do Cubismo foram Pablo Picasso, Georges Braque, seguidos de Juan Gris, Kazimir Malevich, Lyonel Feininger, Ferdnad Léger, Umberto Boccioni, Robert Delaunay, Diego Rivera, Alexandra Nechita, Tarsila do Amaral ( Brasil) , Vicente Rego Monteiro ( Brasil), entre outros. Para muitos Cézanne inaugurou apenas o Cubismo é sim a própria arte moderna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.